Navegação Teses e Dissertações por Autor "Moll, Jaqueline"
Resultados 1-20 de 34
-
A ação educativa com jovens e adultos : um estudo das significações do currículo no "lugar" sala de aula na experiência do SEJA - POA
Lima, Lúcia Leocádia Veiga (2001) [Dissertação]A presente dissertação identifica e analisa na ação educativa com jovens e adultos algumas das significações do currículo no "lugar" sala de aula, do SEJA - POA (Serviço de Educação de Jovens e Adultos de Porto Alegre). A ... -
Adolescentes no pátio, outra maneira de viver a escola : um estudo sobre a sociabilidade a partir da inserção escolar na periferia urbana
Meinerz, Carla Beatriz (2005) [Tese]O objetivo deste trabalho é investigar a sociabilidade praticada por adolescentes da periferia urbana da cidade de Porto Alegre, considerando seus jeitos de viver a escola e a inserção escolar, através da análise das ... -
Adultos, escolarização e trajetórias de vida : compreendendo sentidos
Fortes, Maria Carolina (2006) [Dissertação]A pesquisa pretende anunciar os sentidos atribuídos à escolarização por homens e mulheres adultas que se aproximaram do NEEJA de Passo Fundo na perspectiva de escolarizar-se. Busca compreender como esses sentidos se ... -
Alimentação, nutrição e saúde : a educação integral como espaço de diálogo e interconexões de saberes
Abarno, Cristiane Jung (2023) [Dissertação]Este estudo teve como objetivo compreender os aspectos legais e as políticas governamentais que orientam a Educação Alimentar e Nutricional na perspectiva de uma Educação Integral da população brasileira. Trata-se de uma ... -
Anísio Teixeira e a educação científica : bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira
Araújo, Carlos Wagner Costa (2023) [Tese]Esta pesquisa pretende apresentar e discutir as relações entre Anísio Teixeira e a educação científica: bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira. Nasce da caminhada, inquietude, ações do ... -
A casa, a escola e a rua : espaços de múltiplas práticas sociais no cotidiano de meninos e meninas que freqüentam três escolas públicas na periferia da cidade de Porto Alegre
Nascimento, Carmen Teresinha Brunel do (2005) [Tese]Nesta tese investigaram-se os espaços nos quais uma parcela de jovens, estudantes de três escolas públicas localizadas na periferia da cidade de Porto Alegre, transita no seu cotidiano e as práticas sociais produzidas por ... -
As configurações das infâncias na periferia urbana : crianças, educação e processos culturais
Costa, Marcia Rosa da (2008) [Tese]A tese tem como objetivo central analisar a produção de significados que as crianças constroem quando pensam as suas infâncias, principalmente atravessadas pelos processos culturais que configuram suas vidas na periferia ... -
Educação do campo e desenvolvimento territorial : um olhar sobre as contribuições da política de formação de professoras/es do campo em Santa Rosa de Lima (SC)
Paula, Cláudia Regina Ataíde de (2022) [Dissertação]Este estudo tem por objetivo, a partir de uma pesquisa realizada entre os anos de 2020 e 2022 com egressas/os e ex-professores/gestores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Turma de 2012 das Encostas da Serra ... -
Educação especial e educação integral : um estudo de caso sobre as interfaces em uma escola pública
Dill, Juliana Kaefer (2019) [Dissertação]A pesquisa situa-se no campo das políticas de educação integral e de educação especial e tem por objetivo compreender e analisar as interfaces entre a educação integral e a educação inclusiva em uma escola pública de Porto ... -
A educação integral como possibilidade para as problemáticas do século XXI : uma nova educação, para uma nova ciência e um novo ser humano
Camargo, Thiago Dutra de (2017) [Dissertação]O século XXI vem apresentando inúmeros desafios para a humanidade, vivemos em um mundo marcado pela desigualdade social, pela degradação ambiental, pelo materialismo e individualismo, onde uma ética baseada na lógica do ... -
A educação integral e a iniciação científica : interfaces e desenvolvimento pleno
Barcelos, Renata Gerhardt de (2020) [Dissertação]A presente pesquisa tem por objetivo compreender e refletir sobre as relações entre a Educação Integral (EI), a ampliação do tempo e a Iniciação Científica (IC). Nesta perspectiva, investiga-se como uma proposta de EI, no ... -
Educação integral e educação científica : seus entrelaçamentos nas velas do Velho Chico
Ribeiro, Marcos Antonio Pinto (2023) [Dissertação]A presente pesquisa dedica-se a ampliar as reflexões sobre: Educação Integral (EI), Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), um dos seus macrocampos “Iniciação Científica e Pesquisa” e as interseções com a Educação Integral ... -
Egressos do ensino fundamental por ciclos e sua inserção no ensino médio : experiências em diálogo
Titton, Maria Beatriz Pauperio (2010) [Tese]O presente estudo, intitulado “Egressos do Ensino Fundamental por Ciclos e sua Inserção no Ensino Médio”, teve como objetivo conhecer o que pensam egressos da escola por ciclos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS, ... -
Ensino médio no Rio Grande do Sul a partir da Emenda Constitucional nº 59/2009 : constatações, análises e apontamentos
Teixeira, Iula Santanna (2019) [Dissertação]Tendo como referência a Emenda Constitucional n.º 59/2009 que universaliza a educação básica dos 4 aos 17 anos, esta pesquisa teve como objetivo analisar o acesso e a permanência no Ensino Médio, no Rio Grande do Sul, da ... -
Entre concepções e práticas de educação integral e educação ambiental : ausências, contradições e possibilidades
Almeida, Lia Heberlê de (2017) [Dissertação]O Programa Mais Educação (PME), instituído em 2007, surge como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral. Este programa ... -
“É urgente repensar o que estamos fazendo na escola” : a ressignificação pedagógica e a iniciação à investigação científica
Celia, Luciana dos Santos (2022) [Dissertação]A presente pesquisa tem por objetivo investigar sobre a educação, acerca da ressignificação pedagógica e da Iniciação Científica (IC), a partir de um trabalho científico, envolvendo um território de estudo onde são retratadas ... -
O fracasso escolar como um projeto de sociedade : histórias de vida de jovens da periferia
Rodrigues, Natálie dos Reis (2023) [Tese]O fracasso escolar é tema recorrente não só na produção de textos acadêmicos, como também no cotidiano da sociedade em geral e atinge com maior predominância estudantes periféricos que são constantemente culpabilizados por ... -
Informática educativa no Rio Grande do Sul : um estudo das possibilidades de inclusão em uma escola pública
Boll, Cíntia Inês (2000) [Dissertação]O trabalho pretende historicizar, a partir dos anos 60, acontecimentos ocorridos em torno das politicas públicas em Informática Educativa no Brasil. Apresenta os principais projetos em Informática Educativa no pais, discute ... -
Mulheres das classes populares : histórias e saberes
Moraes, Marileia Gollo de (2005) [Dissertação]A pesquisa pretende anunciar quem são as mulheres das classes populares, sujeitos dos programas de alfabetização de adultos, nesse caso o MOVA/RS, analisando as múltiplas facetas do cotidiano feminino. Busca compreender ... -
Observatório da educação da Capes : trajetória e contribuições enquanto política pública para formação associada à pesquisa
Carvalho, Carolina Magalhães Wanderlei de (2023) [Dissertação]Esta pesquisa propõe apresentar a trajetória do Programa Observatório da Educação (Obeduc), enquanto política pública educacional tendo como referência a formação de profissionais da educação por meio da pesquisa. A ...