Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossi, Carlos Alberto Vargaspt_BR
dc.contributor.advisorEvrard, Yvespt_BR
dc.contributor.authorBrei, Vinícius Andradept_BR
dc.date.accessioned2007-08-16T05:10:51Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10409pt_BR
dc.description.abstractNesta tese estudamos um tema essencial ao marketing : a relação do próprio marketing com as necessidades e desejos de consumo. Para estudar esse assunto, escolhemos o campo da água potável na França como objeto de pesquisa. A fim de estudar como as ações de marketing transformaram a água, uma necessidade humana, num desejo de consumo, utilizamos duas teorias/metodologias diferentes e complementares: a praxiologia social de Pierre Bourdieu e a Análise Crítica de Discurso. Apoiando-nos nas categorias-chave “Campo, Capital e Habitus” desenvolvidas por Bourdieu, construímos e analisamos a formação, o funcionamento e a estrutura contemporânea da oferta e da demanda por água potável na França. A Análise Crítica de Discurso foi utilizada a fim de avaliar como o discurso de marketing das empresas de água, que foi desenvolvido em diferentes frentes de atuação (estratégia de publicidade, produto, preço, embalagem e etiquetas, eventos, relações públicas, Internet, etc.), transformou o significado da água, por meio do desenvolvimento de marcas notórias na França. Por fim, adotamos uma visão crítica quanto ao papel do marketing na sociedade contemporânea, principalmente a respeito de sua influência sobre as necessidades e os desejos, assim como sobre as conseqüências sociais dessa influência.pt_BR
dc.description.abstractDans cette thèse nous avons étudié une problématique clé en marketing : la relation entre le marketing lui-même et les besoins et désirs de consommation. Pour étudier ce sujet, nous avons pris le champ de l'eau potable en France comme objet de recherche. Afin d'étudier comment les actions du marketing ont transformé l'eau, qui est un besoin humain, en désir de consommation, nous avons utilisé deux thèories/méthodologies différentes et complémentaires: la praxéologie sociale de Pierre Bourdieu et l'analyse critique de discours. En nous appuyant sur les trois catégories clés "Champ, Capital et Habitus" développées par Bourdieu, nous avons construit et analysé la formation, le fonctionnement et la structure contemporaine de l'offre et de la demande dans le domaine de l'eau potable en France. La analyse critique du discous a été utilisée afin d'évaluer comment le discours marketing des entreprises de l'eau, qui est apparu sous différentes formes (stratégie de publicité, produit, prix, bouteilles et étiquettes, événements, relations publiques, Internet, etc.), a transformé la signification de l'eau avec le développement de marques phares en France. Enfin, nous portons un regard critique sur le rôle du marketing dans la société contemporaine, notamment sur son influence sur les besoins et désirs ainsi que les conséquences sociales de cette influence.fr
dc.description.abstractIn this thesis we analyse a marketing’s key subject: the relationship among the marketing itself and consumer needs and desires. To study this subject we have chosen the potable water field in France as research object. Aimed at studying how marketing actiosn have transformed water, a human need, in a consumer desire, we have used two different and complementary theories/methodologies: Pierre Bourdieu’s social praxeology and critical discourse analysis. Based on the keycategories “Field, Capital and Habitus” developed by Bourdieu, we constructed and analysed the development, the funcionning and the contemporary structure of potable water offer and demand in France. Critical discourse analysis was used to evaluate how water companies’ marketing discourse, which was developed though different forms (publicity strategy, product, price, bottle and label, evenments, public relations, Internet, etc.), has transformed water meaning though the development of notorious brands in France. We also adopt a critical vison about marketing’s role in the contemporanean society, mainly about its influence over needs and desires, as well about the social consequences of this influence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing : Teoriapt_BR
dc.subjectMarketingfr
dc.subjectConsumidor : Comportamento socialpt_BR
dc.subjectBesoinsfr
dc.subjectDésirs de consommationfr
dc.subjectConsumo : Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectConsumo de águapt_BR
dc.subjectEaufr
dc.subjectFrancefr
dc.subjectDesejo de consumopt_BR
dc.subjectMarketingen
dc.subjectNeedsen
dc.subjectConsumer desiresen
dc.subjectWateren
dc.subjectFranceen
dc.titleDa necessidade ao desejo de consumo : uma análise da ação do marketing sobre a água potávelpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000598362pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples