Objetos educacionais digitais para a saúde da mulher
dc.contributor.author | Silveira, Denise Tolfo | pt_BR |
dc.contributor.author | Neutzling, Agnes Ludwig | pt_BR |
dc.contributor.author | Martinato, Luísa Helena Machado | pt_BR |
dc.contributor.author | Catalan, Vanessa Menezes | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Tamyres Oliveira dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Brondani, Stephani Catherini Paz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-11T02:11:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-6278 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/104437 | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso de objetos educacionais na área da Enfermagem é um recurso que apóia o ensino presencial e ao mesmo tempo respeita a autonomia do aluno. No intuito de desenvolver materiais motivadores que pudessem auxiliar o ensino na área da saúde da mulher foram desenvolvidos sete objetos educacionais digitais, sendo quatro hipertextos, um quizz e duas simulações. Os referenciais pedagógicos da aprendizagem, baseados em problemas e no construtivismo interacionista, foram empregados na concepção dos materiais. Os materiais digitais desenvolvidos agregam hipertexto, vídeo e animação por meio de softwares como o Macromedia Flash MX ® e CS3 ® , além de editores de imagens como o Fireworks ® , e de vídeos como Windows Movie Maker ® , por oferecer amplos recursos de animação e de interação. Os hipertextos, disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle ®, exploram os temas desde conhecimentos prévios que colaborem na sua compreensão até indicações de leituras complementares e exercícios de revisão. As simulações possibilitam a execução virtual dos procedimentos pelos alunos. Espera-se com esse relato compartilhar com a comunidade científica as experiências no que diz respeito à produção de objetos de aprendizagem digitais, bem como às conquistas e aos desafios que permeiam esse trabalho, incentivando a utilização de tecnologias alternativas no ensino. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RECIIS : revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde. Vol. 6, n.2 (2012 jun), 7 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Saúde da mulher | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente | pt_BR |
dc.title | Objetos educacionais digitais para a saúde da mulher | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000857839 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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