Show simple item record

dc.contributor.advisorVirginio, Alexandre Silvapt_BR
dc.contributor.authorMotta, Luis Carlos Peterspt_BR
dc.date.accessioned2014-10-31T02:16:58Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/105103pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema de estudo as relações entre a escola e a família frente aos atuais processos de socialização. Tomamos como hipótese a existência de um contrato subjetivo entre as famílias e a escola. Nosso objetivo foi verificar se esse contrato está vigente e como este afeta os professores. A metodologia utilizada valeu-se de observações na escola particular em que trabalho há dezesseis anos, um questionário (“survey”), depoimentos e conversas informais. Tomando por base as categorias sociológicas propostas por Peter Berger e Thomas Luckman (2009), buscamos verificar, pelos depoimentos dados por alguns professores, indícios de que as famílias estão delegando em grande parte a socialização primaria para a escola. A análise dos dados revelou que é possível estarmos diante de um novo habitus, cujos efeitos são, entre outros, a sobrecarga de trabalho dos professores. Estes, afirmam que existe uma nova responsabilidade que lhes foi atribuída e vai além do limite de suas funções.pt_BR
dc.description.abstractThis work is the subject of study the relationship between school and family and is current processes of socialization. We hypothesized the existence of a subjective contract between families and the school. Our goal was to determine whether the contract is effective and how it affects teachers. The methodology drew on observations in the private school I work for sixteen years, a questionnaire (survey), testimonials and casual conversations. Based on sociological categories proposed by Peter Berger and Thomas Luckman (2009) we try to verify, by the testimonies given by some teachers, indications that families are delegating the primary socialization to school. Data analysis revealed that it is possible that we are facing a new habitus, whose effects are, among others, the workload of teachers. They claim that there is a new responsibility assigned to them and goes beyond the limits of their duties.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelationship family-schoolen
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectPrimary socializationen
dc.subjectSocializacao primariapt_BR
dc.titleContrato subjetivo de educação total : a nova relação família-escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000940758pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record