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dc.contributor.advisorHutz, Claudio Simonpt_BR
dc.contributor.authorBardagi, Marúcia Pattapt_BR
dc.date.accessioned2007-09-26T05:10:12Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10762pt_BR
dc.description.abstractAs preocupações com a escolha profissional e a satisfação de carreira ultrapassaram a barreira da adolescência e configuram questões importantes para o indivíduo em diferentes pontos do desenvolvimento. Esta tese investigou o desenvolvimento de carreira no período da graduação. No primeiro estudo, entrevistas com oito estudantes evadidos apontaram, entre outras coisas, uma fragilidade da escolha inicial, pouca atividade exploratória e expectativas irrealistas sobre a carreira, mostrando ser a evasão uma decisão impulsiva, decorrente de insatisfação de longo prazo e sem relação com novas escolhas de carreira. O segundo estudo investigou características vocacionais de 939 universitários regularmente matriculados nas diferentes áreas de formação, detectando a importância de aspectos como a participação em atividades acadêmicas, a exploração de carreira, o desempenho acadêmico, as percepções sobre o mercado de trabalho e a percepção de estressores para os níveis de comprometimento com a carreira, a satisfação de vida e a probabilidade de evasão. Ambos os estudos apontaram o papel fundamental do professor universitário para a decisão de carreira do estudante e a demanda por intervenções de orientação de carreira na graduação. Estes resultados confirmam a heterogeneidade da experiência universitária e salientam que estratégias favorecedoras do comportamento exploratório e atividades que permitam reflexão sobre a relação desempenho-mercado-profissão contribuiriam para satisfação acadêmica e de vida. Ainda, estratégias de apoio ao universitário devem considerar dificuldades percebidas e características vocacionais segundo área e período do curso.pt
dc.description.abstractConcerns about professional choice and carreer satisfaction went beyond adolescence and are now important questions for individuals in different developmentals phases. This dissertation is comprised by two studies that investigated undergraduate career development. In the first study, eight students who dropped out were interviewed. The results showed that the first choice was fragile, they had low exploratory activity and non realistic expectations about their career. The decision to drop out was impulsive, related to long term dissatisfaction and not based in a new career choice. The second study investigated vocational characteristics of 939 undergraduates in different fields of study. The results showed positive correlations among career/course satisfaction and life satisfaction, career commitment, academic performance and activities, labor market evaluation and environmental exploration. Negative correlations were found between career/course satisfaction and dropout probability and stressors. Both studies point to the very important role of the university professor for the carrer decision of the student and the demand for career orientation intervention at the undergraduate level. These results confirmed the heterogeneity of undergraduate experience and highlighted that strategies focused on exploratory behavior and on careerperformance- market connection could contribute to a better life and career satisfaction. Also, the choice of support strategies for students must take into account perceived difficulties and vocational characteristics of the period and of the field of study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversity studenten
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectCarrer developmenten
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectDropouten
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectEvasão escolar : Ensino superiorpt_BR
dc.titleEvasão e comportamento vocacional de universitários : estudo sobre desenvolvimento de carreira na graduaçãopt_BR
dc.title.alternativeDropout and university students’ vocational behavior : undergraduation career development studiesen
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000602010pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimentopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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