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dc.contributor.advisorMasuero, Joao Ricardopt_BR
dc.contributor.authorWeimer, Bianca Funkpt_BR
dc.date.accessioned2015-02-13T02:15:37Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110136pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre os parâmetros a serem considerados no projeto estrutural de escoramentos em lajes de concreto armado de edificações comerciais. O propósito do trabalho é obter subsídios para determinar a disposição do escoramento remanescente, de modo que as solicitações na fase construtiva possam ser suportadas pela estrutura de concreto, que é projetada para o uso final, sem que sejam causados danos à mesma. Para estimar as cargas existentes durante essa fase, buscou-se, na literatura, um modelo de cálculo simplificado que permitisse analisar a transferência de cargas entre escoras em função do tipo de cimento utilizado, do ciclo de execução e do número de pavimentos conectados pelo escoramento remanescente. O modelo utilizado foi o proposto por Grundy e Kabaila. Foram escolhidos vários tamanhos de lajes retangulares, com diferentes condições de vinculação nas suas bordas, as quais foram projetadas, primeiramente, para as cargas de projeto, através do uso de coeficientes de ponderação para carregamentos de longa duração. Foram estimadas, a partir das taxas de armadura obtidas, as solicitações correspondentes às cargas na fase construção, através do uso de coeficientes de ponderação para carregamentos de curta duração. A partir disso, foram realizados testes em que o número e a disposição das escoras variavam progressivamente, buscando-se encontrar momentos gerados pelas cargas construtivas menores ou iguais aos momentos máximos admissíveis de curta duração. Os resultados encontrados mostraram que somente lajes muito pequenas, nas quais a totalidade das armaduras foram armaduras mínimas, possuem resistência suficiente para suportar a carga gerada pelos escoramentos, durante a fase de construção, com os coeficientes de segurança indicados por norma. Para outros casos, não é possível estabelecer uma disposição de escoramento que atenda ao critério de segurança. Embora o sistema de escoramento gere solicitações maiores que as correspondentes às cargas de serviço, os momentos resistentes limites últimos das lajes não foram ultrapassados, exceto em poucos casos não usuais em que apenas uma escora central era utilizada. Como regra geral, os resultados obtidos no estudo apontam para que as lajes devam ser projetadas tanto para as cargas de serviço quanto para as cargas decorrentes da etapa de construção.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleEstudo sobre os critérios para o projeto estrutural do sistema de escoramentos de lajes de concreto armado em edificações comerciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSalvador, Paulo Fernandopt_BR
dc.identifier.nrb000951875pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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