Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReis, Antonio Tarcisio da Luzpt_BR
dc.contributor.authorMoretto, Mateus Mengattopt_BR
dc.date.accessioned2007-10-30T05:12:21Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/11046pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa investiga a influência das variáveis associadas aos aspectos físico-espaciais das lojas na definição da satisfação e preferência pelo comércio de varejo de vestuário feminino. Nessa investigação levam-se em consideração as percepções de dois grupos de usuários: arquitetas e não arquitetas. O objetivo central é fornecer subsídios teóricos para que possam ser produzidos espaços comerciais mais satisfatórios para as usuárias e mais eficientes para os proprietários. As quatro lojas selecionadas como objetos de estudo estão situadas na cidade de Porto Alegre (RS), e possuem características que as agrupam dentro de um mesmo tipo de varejo, nomeadamente, o vestuário feminino destinado à classe econômica A. Da mesma maneira, essas lojas possuem características heterogêneas em termos das variáveis associadas aos aspectos físico-espaciais que tornam pertinente a comparação entre elas. Os métodos de coleta e análise de dados fazem parte dos utilizados na área de pesquisa do Ambiente e Comportamento. Os dados foram obtidos a partir de levantamentos de arquivo e levantamento de campo, esse incluindo observações e levantamento das variáveis associadas aos aspectos físico-espaciais, questionários e entrevistas informais. Os resultados dessa investigação demonstram que existem relações bastante evidentes entre a satisfação e a preferência por uma determinada loja e as variáveis associadas aos aspectos físico-espaciais da mesma. Primeiramente, fica evidente que as variáveis mais importantes para a definição da satisfação geral com uma loja estão associadas à características do interior da loja. Por outro lado, as variáveis mais associadas com a preferência por uma loja são aquelas relacionadas com o exterior da loja e características de seu entorno. Torna-se evidente que para o desenvolvimento de bons projetos e para a manutenção de usuários satisfeitos e fiéis tais variáveis devem ser consideradas. Espera-se que os dados encontrados despertem o interesse pelo desenvolvimento de outros estudos sobre o tema da relação entre o espaço da atividade comercial e seus usuários.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates the influence of the variables associated to the stores’ physical and spatial aspects in the definition of satisfaction and preference in women’s clothes retail. In this investigation it is taken in consideration the perceptions of two groups of users : architects and people who are not architects. The main objective is to produce theoretical knowledge to create more satisfactory retail spaces for the users and more efficient for the owners. The four stores selected as study objects are located in the city of Porto Alegre (Brazil). Such stores possess characteristics that group them in the same retail type, namely, the feminine clothes destined to the high economical class. Those stores have heterogeneous characteristics in terms of the variables associated to the physical and spatial aspects that make pertinent the comparison among them. The collection methods and analysis of data are part of the Environment and Behavior area of research. The data were obtained from file and field surveys, including observations and survey of the variables associated to the physical and spatial aspects, questionnaires and informal interviews The results of this investigation show evident relationships between satisfaction, preference for a certain store and the variables associated to the physical and spatial aspects. Firstly, it is evident that the most important variables for the definition of the general satisfaction with a store are associated to inner store characteristics. On the other hand, the variables strongly associated with store preference are those related with the exterior and surroundings. It becomes quite clear that the development of good projects and the maintenance of satisfied consumers should consider both variables. It is expected that these findings will arouse an interest in developing further studies on the subject of the relationship between space and the commercial activity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRetailen
dc.subjectLojas : Planejamentopt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectSatisfactionen
dc.subjectPreferenceen
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectComérciopt_BR
dc.subjectPercepção espacialpt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambiente urbanopt_BR
dc.subjectMeio ambiente : Comportamentopt_BR
dc.subjectLoja Conte Freire, Edifício (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectLoja Mofficer, Edifício (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectLoja CaraMadre, Edifício (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectLoja Bob Store, Edifício (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.titleAspectos fisico-espaciais, satisfação e preferência no comércio de varejopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000604873pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples