Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGoncalves, Flavio Robertopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Nara Amelia Melo dapt_BR
dc.date.accessioned2015-03-04T01:57:57Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/111611pt_BR
dc.description.abstractEsta tese apresenta uma reflexão acerca da minha produção artística – o conjunto de trabalhos que identifico como Alegorias do Estranho, desenvolvidos entre 2010 e 2014. Nesta investigação, analiso o processo de criação dos trabalhos, partindo da descrição e reflexão teórica e poética acerca de cada uma das suas etapas, dos elementos técnicos, materiais e simbólicos que constituem meu trabalho como um todo. O texto está estruturado em três capítulos que correspondem às três principais questões suscitadas por meu trabalho: 1. De onde vêm as imagens?, 2. Por quê a gravura?, e 3. Alegorias do estranho?. O primeiro capítulo – De onde vêm as imagens?, tem como objetivo investigar a constituição do meu universo imaginário em relação às minhas influências e referências, propondo o meu trabalho como a articulação de um universo simbólico, através da alegoria. O segundo capítulo da tese - Por quê a gravura?, Investiga os procedimentos técnicos de criação do meu trabalho – o desenho, a gravura, o bordado, a apropriação e a montagem, a partir dos seus aspectos formais e simbólicos. O terceiro capítulo – Alegorias do Estranho?, envolve a reflexão acerca do animal como tema e como símbolo no meu trabalho, a partir da sua identificação com o estranhamente familiar.pt
dc.description.abstractThis thesis presents the reflection about my artistic production – the body of work I identify as Alegorias do Estranho, developed between 2010 and 2014. In this investigation, I analyse the procedures of creation of works, starting from the description and theoretical and poetic reflection on each of its stages, the technical, material and symbolic elements that represent my work as a whole. The text is structured in three chapters corresponding to three main questions suggested by my work: 1.Where do the pictures come from?, 2. Why engraving ?, and 3. Alegorias do Estranho?. The first chapter – Where do the pictures come from?, has as objective to investigate the constitution of my imaginary universe related to my influences and references, proposing my work as the articulation of a symbolic universe, through allegory. The second chapter of the thesis – Why engraving?, investigates the technical procedures for the creation of my work – the drawing, engraving, embroidery, the appropriation and montage, from its formal and symbolic qualities. The third chapter – Allegories of the uncanny?, involves the reflection on the animal as theme and symbol of my work, from its identification with the strangely familiar.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVisual artsen
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectGravurapt_BR
dc.subjectEngravingen
dc.subjectMemória : Artept_BR
dc.subjectAllegoryen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectAlegoriapt_BR
dc.subjectEstranho : Artept_BR
dc.subjectUncannyen
dc.titleAlegorias do estranhopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000953290pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples