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dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Carolina Nettopt_BR
dc.date.accessioned2015-05-28T01:59:08Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117273pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo a respeito da utilização de Métricas de Marketing em empresas gaúchas que são Top of Mind. Sendo um dos desafios do marketing possibilitar a identificação dos resultados gerados a partir de ações na área, esse trabalho tem como objetivo contribuir para um melhor entendimento de como as empresas lidam com a mensuração dos resultados dos investimentos feitos em comunicação e a consequente decisão acerca da diversidade de decisões das suas ações. Para isso foi realizado um estudo exploratório qualitativo a partir da análise do referencial teórico e de entrevistas em profundidade realizadas com seis gestores de marketing das empresas estudadas. Através do entendimento da Comunicação de Marketing e das Métricas de Marketing utilizadas pelas empresas, concluiu-se haver um consenso em relação à utilização de métricas para avaliar o retorno dos investimentos feitos em comunicação, mas foi verificada uma diversidade de caminhos para avaliação dessas ações. A adoção de indicadores de vendas, market share e percepção da marca aparecem como as métricas mais utilizadas e são justificadas como as ferramentas mais acessíveis em relação à mensuração dos resultados.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents an study about the use of marketing metrics in companies that are Top of Mind in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. As one of the challenges of the marketing is to allow the identification of results from actions taken in the field of communication, this work has the goal of contributing for a better understanding of how companies deal with the measuring of results of the investments in this specific area, and the decision that follows, about how diverse these actions must be. A qualitative exploratory study has been made, based on the analysis of the theoretical framework and in-depth interviews conducted with six marketing leaders from the companies subject to this work. Through the understanding of Marketing Communication and Marketing Metrics used by the companies, we concluded that there is a consensus on the use of metrics to evaluate the return of the investments to carry these actions. The use of sales indicators, marketing share and brand awareness are the most used metrics, which are considered as the most accessible tools on measuring results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing metricsen
dc.subjectMétricas de marketingpt_BR
dc.subjectMarketing communicationen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMeasurement of resultsen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectIndicatorsen
dc.subjectCompanies from Rio Grande do Sulen
dc.titleA utilização de métricas de marketing em empresas Top of Mind gaúchaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000965401pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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