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dc.contributor.advisorMatos, Anderson Hakenhoar dept_BR
dc.contributor.authorSusin, Camilapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-09T01:59:38Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117579pt_BR
dc.description.abstractO rap, vertente musical do movimento cultural hip-hop, apresenta-se como delator das injustiças sociais, mas também como difusor de marcas culturais de determinadas comunidades. Assim, com variações linguísticas e gírias, a canção “Subirusdoistiozin”, do rapper Criolo, retrata o falar da população do Grajaú e marcas de resistência sociocultural. Amparado pelas gramáticas nuclear e periférica, este trabalho visa uma análise linguística da canção para mostrar essas marcas e contribuir para que o rap faça parte do contexto escolar como um mecanismo de resistência. Desse modo, aproximando a cultura à sala de aula, espera-se que os alunos possam compreender a importância de se aprender certas marcas e gírias, uma vez que isso implica tanto poder penetrar na comunidade quanto deixar de ser diferente para esse meio.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectMovimento culturalpt_BR
dc.subjectRap (Música)pt_BR
dc.subjectLingüística e Músicapt_BR
dc.subjectGíriapt_BR
dc.titleSubirusdoistiozin : o rap como resistência no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000967307pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


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