Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEcheveste, Marcia Elisa Soarespt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Maximiliano Camargopt_BR
dc.date.accessioned2015-07-09T02:01:14Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/118866pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho é apresentar um modelo de implantação de serviços de correspondentes bancários em instituições financeiras, com foco na inclusão social e na rentabilidade. Partindo do levantamento de requisitos, baseado em levantamento bibliográfico e pesquisa junto a especialistas do sistema bancário, foi estabelecida uma sistemática para implantação desse serviço em uma instituição financeira. O trabalho é desmembrado em três artigos: O primeiro artigo apresenta um levantamento de experiências de serviços bancários para inclusão social por meio de uma revisão das publicações com o objetivo de entender as melhores estratégias e práticas utilizadas em experiências similares passiveis de aplicação no serviço de correspondentes bancários. Para essa pesquisa foi utilizado o método de revisão sistemática nas bases de Periódicos Capes, Plataforma Scielo e Google Acadêmico, com artigos publicados entre os anos de 1999 e 2013. O segundo artigo apresenta o levantamento e análise dos requisitos para o processo de implantação do serviço sob o ponto de vista dos correspondentes. Utiliza-se para a análise dos requisitos o método de QFD (Desdobramento da Função Qualidade). O terceiro artigo propõe a criação de um modelo para implantação de um novo serviço bancário. Nessa parte do trabalho foi utilizado como referência modelos para desenvolvimento de novos serviços. Como principais resultados destacam-se a identificação das estratégias utilizadas para correspondentes bancários, a economia financeira gerada na utilização deste canal de distribuição, a análise dos requisitos necessários para a implantação do modelo de negócios, os procedimentos necessários para a inclusão de novos serviços com a oportunidade de rentabilidade e atendendo questões de cunho social. Por fim, desenvolve-se um plano de implantação que pode servir de conhecimento para outras instituições bancárias que possuam os mesmos objetivos de lucratividade, bancarização e inclusão social.pt_BR
dc.description.abstractThe general objective of this paper is to present a model of deploying banking correspondents services in financial institutions, with a focus on social inclusion and profitability. Starting from the requirements survey based on literature and research with banking system experts, it was established a system for implementation of the service in a financial institution. The work is divided into three articles: the first article presents a gathering of experiences of banking services for social inclusion through a review of publications in order to understand the best strategies and practices used on similar experiences able to be used on banking correspondents services. For this research the method of systematic review was used in the foundations of Capes Periodicals, SciELO platform and Google Scholar, with articles published between the years of 1999 and 2013. The second article shows the gathering and analysis of the requirements for the service implementation process from the point of view of the correspondents. Is used for the requirements analysis the QFD (Quality Function Deployment) method. The third article proposes the creation of a model for implementation of a new banking service. As main results stands out the identification of the strategies used for banking correspondents, the financial economy in using this distribution channel, the analysis of the requirements needed for the business model, the procedures needed for the inclusion of new services with the opportunity of profitability and serving socially oriented issues. Finally, is developed a implementation plan that can serve as knowledge to other bank institutions that have the same goals of profitability, banking and social inclusion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectServiços bancáriospt_BR
dc.subjectSocial inclusionen
dc.subjectBanking correspondenten
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectService developmenten
dc.titleDesenvolvimento de um modelo de implantação de serviço de correspondente bancáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000968076pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples