• Hidraúlica com planilha excel prática 

      Santos, Janaína Freitas dos (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A Educação Profissional, assim como toda Educação, possui alunos com dificuldades de aprendizado. No nível técnico, o ensino é direcionado e, almeja-se que, os alunos saibam a base comum, do nível fundamental ao médio, ...
    • História da Matemática e Teorema de Tales 

      Peres, Evelize Martins Krüger (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta uma nova metodologia para o processo ensino – aprendizagem do teorema de Tales no nono ano do ensino fundamental. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Guaíba. Para o desenvolvimento ...
    • A importância da formação continuada para o uso das TICS nos laboratórios de informáticas 

      Peters, Jaqueline da Silva (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esta pesquisa buscou identificar como se configura os espaços de laboratório de informática educativa das escolas de ensino fundamental do município de Novo Hamburgo. Como recorte espacial foi considerado para participarem ...
    • A importância da gestão no uso do laboratório de informática no dia a dia da escola : três realidades 

      Von Groll, Alice Puchalski (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A grande maioria das escolas públicas brasileiras já conta com laboratório de informática e a informatização da educação tem sido discutida há bastante tempo na literatura específica. Entretanto sabe-se que há muitos ...
    • A importância da segurança aplicada à tecnologia VOIP 

      Souto, André Ribeiro (2008) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A tecnologia VOIP se expande rapidamente e essa velocidade às vezes não é aliada com a segurança. Nesta evolução das comunicações, destaca-se o protocolo SIP (Session Initiation Protocol), um protocolo capaz de iniciar, ...
    • Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância 

      Paulo, Ceris Angela (2005) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho aborda uma breve explanação e reflexão sobre a inclusão de pessoas da Terceira Idade no cenário da educação á distância com o objetivo de inseri-las conhecendo e ocupem seu espaço, utilizando esse recurso ...
    • Infografia, a arte de informar 

      Perroni, Lilian Carla Pilger (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esse artigo aborda o ensino e a aprendizagem de infográficos nas aulas de matemática, contextualizando tópicos matemáticos a partir de assuntos do cotidiano dos alunos. Nesse sentido, tratamos da construção de infográficos ...
    • A informática na educação em escolas do interior do Estado : uma realidade constatada 

      Frizzo, Bruna (2005) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A Informática na Educação atualmente tem reflexos não só em ambientes educacionais, mas também nos diferentes campos do conhecimento que integram tecnologia e aprendizagem. Nas escolas, o uso das tecnologias tem proporcionado ...
    • A inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos das escolas e seus resultados quando aplicadas em pessoas com autismo 

      Benedetti, Andréa Compassi (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo parte do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Estadual e outra Particular de Santo Ângelo e se contemplam a inserção das tecnologias em seus projetos e a inclusão com crianças com autismo. Uma pesquisa ...
    • Inserção de Khan Academy nas aulas de matemática do 9º ano ensino fundamental : um estudo de caso 

      Johannsen, Deise de Matos (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O trabalho tem como objetivo explorar a informatização na escola, inserindo recursos de informática nas aulas de matemática do ensino fundamental, aplicação e análise dos resultados. Buscando compreender as contribuições ...
    • A inserção do softwere GeoGebra no ensino de ângulos 

      Machado, Carlizi Barcelos (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho procura mostrar a deficiência do ensino de ângulos do ensino fundamental. Uma análise de aprendizagem do método tradicional de ensino é apresentada, realizada através de provas e trabalhos de turmas do 6º e ...
    • Interpretação de gráficos da função quadrática com uso do Grapher 

      Silva, Luís Lopes da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste trabalho, será abordado o ensino e a aprendizagem do gráfico da função quadrática. Os alunos em geral apresentam dificuldades para interpretar gráficos de funções esboçadas no plano cartesiano. Para tentar sanar estas ...
    • Introdução à geometria através do GeoGebra 

      Wendt, Anelise Vilma (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste artigo, relatamos o uso do software Geogebra, na abordagem dos conceitos iniciais da geometria plana, no sexto ano do ensino fundamental. Realizamos quatro encontros com os alunos, nos quais eles tiveram contato com ...
    • Introdução ao estudo das funções de 1º grau com o uso do software GeoGebra 

      Reis, Fernanda Pacheco dos (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho é um estudo sobre as possíveis contribuições do uso de um recurso tecnológico para introduzir o conceito de Função Afim. Foi realizado com 37 alunos de duas turmas do 1° ano do Ensino Médio, em um Colégio ...
    • Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio 

      Silva, Luiz Fernando da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste trabalho realizou-se a investigação e a criação de uma proposta pedagógica para o estudo da Teoria dos Grafos em ambientes informatizados, através do software Geogebra. Assim, este artigo objetiva, por meio do relato ...
    • Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula 

      Martino, Solange Beatrís (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Nesta pesquisa, investiga-se e avalia-se a implementação do Projeto Autores brasileiros, proposto na Escola, consistindo na introdução ao uso de tecnologias básicas em sala de aula, a partir de ações que dialogam com o ...
    • Introdução da razão trigonométrica e do gráfico da função seno com o uso do GeoGebra 

      Valli, Nádia Fernanda de Leão (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo apresenta um relato da aplicação de um plano de aula e descreve a utilização do software GeoGebra como ferramenta para a introdução de conceitos trigonométricos por meio da construção do círculo trigonométrico. ...
    • Investigando propriedades dos ângulos com software de geometria dinâmica GeoGebra 

      Zanchettin, Luciana (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O objetivo desse estudo é apresentar a implementação e análise de uma experiência didático-matemática com o uso do software Geogebra, realizada com alunos de 8° ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ...
    • Jogos digitais na educação infantil : um estudo de caso 

      Flesch, Deise Tatiane (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por objetivo avaliar e identificar as possíveis contribuições dos jogos educacionais digitais na educação infantil de uma escola pública do município de Campo Bom/RS. Assim, foi realizado um estudo ...
    • Jogos e robótica na educação : benefícios para o processo de ensino e aprendizagem na escola rural 

      Wink, Micheli Gomes (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho objetivou analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em uma escola pública estadual de Cachoeirinha/RS, na visão dos docentes e discentes afim de analisar como o uso dos jogos ...