• Reflexões sobre a descrição de substantivos e adjetivos em livros didáticos 

      Miz, Karina Elisa da Rocha (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo analisa a forma como substantivos e adjetivos são descritos em livros didáticos do Ensino Médio. O desenvolvimento desta proposta baseia-se nas descrições apresentadas por linguistas e gramáticos para a ...
    • Verbo tomar : polissemia e papéis temáticos 

      Merlo, Francieli Janaína (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo estudar os diferentes significados do verbo tomar em português e os papéis temáticos que ele atribui. Para isso fez-se necessário uma investigação sobre o processo polissêmico, a valência ...
    • Descrição do sintagma nominal em português 

      Fante, Ivana Pauletti (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo visa apresentar uma descrição do sintagma nominal em português brasileiro, partindo da importância do reconhecimento desse constituinte pela gramática tradicional a fim de tornar a descrição da língua mais clara ...
    • O modo verbal subjuntivo : uma proposta de ensino 

      Reis, Roberta Pacheco dos (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O estudo do modo verbal subjuntivo em ambiente escolar nem sempre é satisfatório, pois o material didático disponível, muitas vezes, não contribui para um entendimento eficaz desse conteúdo. Por esta razão, o presente ...
    • O dicionário escolar em sala de aula : análise de verbetes que definem classes gramaticais 

      Dias, Raquel Aquino (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A partir da coleta e da análise dos verbetes gramaticais de quatro dicionários escolares avaliados, selecionados, recomendado e distribuídos pelo Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2012, ...
    • Integração fala/escrita : 

      Bianchi, Letícia Corrêa Bitencourt (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo discute o que teóricos dizem ser “trabalho sobre oralidade e escrita” em sala de aula, o que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a este respeito e como algumas atividades podem levar o ...
    • A perspectivas para o trabalho de conceitos gramaticais em língua portuguesa 

      Martini, Louise Fernanda dos Santos (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo propõe esclarecer e apresentar quais as contribuições do Método Montessoriano para o ensino de Língua Portuguesa das séries iniciais às finais do Ensino Fundamental. Trata-se de um método que, há mais de um ...
    • Leitura ficcional e jovens leitores 

      Tapia, Mônica de Menezes (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Propomo-nos, neste artigo, a abordar questões relacionadas à leitura específica dos jovens e a leitura oferecida e trabalhada pela escola, com ênfase na leitura ficcional contemporânea. Na sequência apontamos a importância ...
    • Subirusdoistiozin : o rap como resistência no contexto escolar 

      Susin, Camila (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O rap, vertente musical do movimento cultural hip-hop, apresenta-se como delator das injustiças sociais, mas também como difusor de marcas culturais de determinadas comunidades. Assim, com variações linguísticas e gírias, ...
    • Variação entre futuro do pretérito e pretérito imperfeito na expressão de hipótese 

      Lemos, Fernando Pereira (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho procura analisar a alternância entre o uso do pretérito imperfeito e do futuro do pretérito do indicativo nas formas sintética (estudava e estudaria) e perifrástica (ia estudar e iria estudar; devia estudar ...
    • O uso do pretérito-mais-que-perfeito simples e composto : breve análise em textos jornalísticos 

      Fernandes, Glaucia Lisliane (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho procura analisar o uso do pretérito mais-que-perfeito, simples e composto, do indicativo em textos dos jornais Diário Gaúcho e Zero Hora, observando seu emprego na língua escrita. O objetivo é verificar como ...
    • Considerações sobre o uso de operadores argumentos em artigo de opinião 

      Santos, Cassiani (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem a finalidade de analisar o uso de operadores argumentativos em um artigo de opinião. Esses operadores são elementos importantes no discurso argumentativo que orientam os destinatários (leitores e ouvintes) ...
    • Substantivos abstratos : repensando conceitos e metodologia de ensino 

      Wichruk, Ivone (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho vem participar da discussão sobre a inconsistência teórica gramatical, em especial sobre os conceitos referentes aos substantivos abstratos, e também apresentar uma reflexão acerca de uma nova conceituação ...
    • Uma abordagem gramatical das estruturas interrogativas diretas em contos de Machado de Assis e Rubem Fonseca 

      Pereira, André da Luz (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A capacidade de elaborar perguntas e construir respostas é aspecto relevante no domínio da língua. O uso adequado destes recursos está relacionado à competência comunicativa (fala, escrita, interpretação e produção). Este ...
    • Referenciação no texto : o que há no livro didático 

      Silva, Susana Miranda da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo analisar livros didáticos de língua portuguesa, voltados ao Ensino Fundamental, a fim de verificar como é abordada a questão da coesão nominal no texto. Para tanto, analisamos no corpus, ...
    • Leitura literária refletida : sugestão de trabalho com literatura nos anos finais do ensino fundamental 

      Reis, Ânia Dóris dos Santos (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho procura incentivar o trabalho de literatura nos anos finais do Ensino Fundamental, levando em consideração toda a contribuição que as obras literárias podem oferecer ao amadurecimento do sujeito e à sua ...
    • Um olhar sobre a representação da figura do professor no cinema 

      Moreira, Roxana Furtado (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre a representação da imagem do professor no cinema, buscando analisar, através das falas e da construção das cenas e dos personagens, como esse profissional é visto pela sociedade ...
    • O ensino de leitura através da organização tópico-comentário 

      Moraes, Daiana Apollo de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste artigo, proponho estratégias de leitura voltadas para a organização tópica dando ênfase ao tópico-comentário, evidenciado na análise do poema “O Pardalzinho” de Manuel Bandeira. Meu objetivo é apontar que, quando o ...
    • A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional 

      Mendonça, Simone Maciel (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por propósito verificar, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, como livros didáticos de português para alunos estrangeiros e de inglês para alunos brasileiros abordam a voz passiva. Para ...
    • O texto dissertativo argumentativo no ensino médio 

      Silva, Cristiane Peres (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo apresenta uma reflexão a respeito do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio no âmbito dos gêneros textuais; parte-se do pressuposto de que o trabalho com gêneros pode ser uma grande ...