Listar Lingüística, Letras y Artes por autor "Menuzzi, Sérgio de Moura"
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A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional
Mendonça, Simone Maciel (2015) [Tesinas de especialización]Este trabalho tem por propósito verificar, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, como livros didáticos de português para alunos estrangeiros e de inglês para alunos brasileiros abordam a voz passiva. Para ... -
Uma abordagem gramatical das estruturas interrogativas diretas em contos de Machado de Assis e Rubem Fonseca
Pereira, André da Luz (2015) [Tesinas de especialización]A capacidade de elaborar perguntas e construir respostas é aspecto relevante no domínio da língua. O uso adequado destes recursos está relacionado à competência comunicativa (fala, escrita, interpretação e produção). Este ... -
Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental
Oliveira, Priscilla Freitas de (2013) [Tesinas de especialización]O presente artigo tem como objetivo analisar a relevância da apresentação do tema e das atividades relacionadas aos articuladores textuais, no tratamento da conexão em busca da coesão e se são exploradas as possibilidades ... -
Coesão referencial e expressões anafóricas : um estudo de casos
Freitas, Franciane de (2013) [Tesinas de especialización]Este artigo pretende analisar a relação existente entre o referente e as expressões anafóricas de um texto – elementos estes responsáveis pela continuidade tópica – com base em exemplos selecionados em periódicos. Na análise ... -
Complementos verbais versus adjuntos adverbiais : uma questão de ordem
Silva, Shanna Lauda Ferreira da (2011) [Tesinas de especialización]Este artigo trata da distinção entre Complementos Verbais e Adjuntos Adverbiais e sua influência no uso de Ordem Indireta no discurso do Português Brasileiro. Para tanto, o trabalho parte da observação de aspectos concernentes ... -
A concorrência das preposições 'a', 'em' e 'para' nos usos do português brasileiro : uma proposta de abordagem no ensino das preposições
Martins, Alperi (2012) [Tesinas de especialización]Este artigo discute a concorrência das preposições a, em e para nas regências dos verbos de direção/movimento e de estado nos usos do português brasileiro. Em razão dessa ocorrência na língua, pretende-se abordar os usos ... -
Elementos Coesivos
Telles, Gabriela (2012) [Tesinas de especialización]O presente trabalho tem por objetivo relacionar questões relevantes à boa escrita de textos. Desta forma ele trata da coerência e coesão, aspectos da linguística textual que são fundamentais para a estruturação de um texto. ... -
Estudo de sujeito : uma proposta textual para o ensino médio
Souza, Sônia de (2015) [Tesinas de especialización]O presente artigo apresenta uma proposta de unidade de ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Primeiramente, analisamos um capítulo de livro didático, que será adotado em uma escola da rede pública de Porto ... -
O estudo dos tempos verbais em redações de vestibular na perspectiva dos pontos temporais de Reichenbach
Vieira, Leandro Rocha (2011) [Tesinas de especialización]Este trabalho tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, uma descrição de ocorrências linguísticas relacionadas ao emprego de tempos verbais em português. Para tanto, iremos considerar o constructo desenvolvido por ... -
“A gente” como pronome pessoal : teoria, prática e proposta pedagógica
Ribeiro, Débora Simões da Silva (2013) [Tesinas de especialización]Atualmente muitos linguistas vêm estudando o uso da expressão “a gente” como pronome pessoal de primeira pessoa do discurso. Apesar de suas pesquisas mostrarem que esta expressão está sendo cada vez mais utilizada, tanto ... -
O infinitivo flexionado : uma questão gramatical ou estilística
Silva, Vivian da (2011) [Tesinas de especialización]O presente artigo tem o objetivo de refletir e analisar uma das mais controvertidas questões da língua portuguesa, o emprego do infinitivo flexionado. Para isso, realizou-se um estudo de diferentes gramáticas tradicionais, ... -
A língua portuguesa no ENEM
Rouffiax, Roger Marty (2013) [Tesinas de especialización]Este artigo faz uma análise qualitativa da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da leitura dos documentos oficiais do MEC e de trabalhos recentes sobre o tema, ... -
As multifunções do vocábulo 'onde'
Borges, Iuri (2012) [Tesinas de especialización]Este artigo trata da generalização - extensão de sentido - do vocábulo onde, que pode ir além da noção de espaço geográfico, ampliando a sua possibilidade de uso para outras noções mais abstratas. Para tanto, objetiva-se ... -
Proplemas da representação da narração em textos escolares
Santos, Luciane dos (2013) [Tesinas de especialización]A dêixis é o fenômeno linguístico que permite a quem escreve a contextualização de seu enunciado. E essa contextualização é imprescindível para o estudo do texto sob a perspectiva do discurso, visto que se faz necessária ... -
O que os alunos sabem sobre “Coesão”?
Etzberger, Márcia Maria (2011) [Tesinas de especialización]O trabalho faz um estudo de algumas dificuldades de redação mencionadas pelos alunos de 3º ano em uma escola pública, como iniciar, dar sequência, concatenar as ideias e concluir textos dissertativos/argumentativos. ... -
Subordinação e coordenação do período em redações de ensino médio
Jeffman, Michelle Santos (2011) [Tesinas de especialización]Este trabalho discute aspectos relativos a problemas de estrutura do período encontrados em textos escolares – particularmente, discute os problemas que se referem ao mau emprego dos processos de subordinação e de coordenação. ... -
Variação entre futuro do pretérito e pretérito imperfeito na expressão de hipótese
Lemos, Fernando Pereira (2015) [Tesinas de especialización]Este trabalho procura analisar a alternância entre o uso do pretérito imperfeito e do futuro do pretérito do indicativo nas formas sintética (estudava e estudaria) e perifrástica (ia estudar e iria estudar; devia estudar ... -
Uma visão funcional da conjunção 'mas'
Oliveira, Valéria Teresinha Farias de (2012) [Tesinas de especialización]Os objetivos deste trabalho são os seguintes: (a) refletir sobre as particularidades do articulador textual mas e a sua importância dentro do texto; (b) fazer a análise das abordagens desse articulador em dois livros ...