Listar Lingüística, Letras y Artes por autor "Naujorks, Jane da Costa"
Mostrando ítems 1-8 de 8
-
Constituição do sujeito leitor :
Medeiros, Cristiana Quadros de (2015) [Tesinas de especialización]O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre a leitura presente na escola e a importância de um trabalho que vise o aluno leitor, considerando a situação precária das atividades leitoras no ensino ... -
O ensino de leitura através da organização tópico-comentário
Moraes, Daiana Apollo de (2015) [Tesinas de especialización]Neste artigo, proponho estratégias de leitura voltadas para a organização tópica dando ênfase ao tópico-comentário, evidenciado na análise do poema “O Pardalzinho” de Manuel Bandeira. Meu objetivo é apontar que, quando o ... -
Integração fala/escrita :
Bianchi, Letícia Corrêa Bitencourt (2015) [Tesinas de especialización]O presente artigo discute o que teóricos dizem ser “trabalho sobre oralidade e escrita” em sala de aula, o que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a este respeito e como algumas atividades podem levar o ... -
Leitura e tecnologias da informação e comunicação : desafios da educação na era digital
Martins, Caren Vanessa Capaverde (2015) [Tesinas de especialización]O presente trabalho objetiva refletir sobre o papel da leitura em um mundo dominado por tecnologias digitais que influenciam diretamente a vida dos indivíduos. Para responder às questões que norteiam este estudo − quais ... -
Produção textual e enunciação : a aproximação entre teoria e prática
Lima, Caroline Rodrigues de (2014) [Tesinas de especialización]A produção textual no Ensino Médio, em grande parte resume-se a uma prática centrada na estrutura dissertativa e no treino de períodos impessoais. Essa insistência, há anos presente no final da Educação Básica, sustenta-se ... -
Prova de seleção como gênero discursivo : aplicações pedagógicas
Cambruzzi, Viviane (2015) [Tesinas de especialización]Neste trabalho analisa-se uma prova de Língua Portuguesa, como gênero discursivo, a partir de modelo proposto por Jean-Paul Bronckart. A análise objetiva preparar alunos do Ensino Fundamental para ler, compreender e ... -
O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo
Paiva, Camilla Freitas (2015) [Tesinas de especialización]O intuito do presente artigo é fazer uma análise do reflexo das leituras realizadas por alunos de 9º ano em suas produções textuais. Para tanto, utilizaremos um corpus formado por textos argumentativos produzidos pelos ... -
Texto : objeto de ensino para o aprendizado de língua portuguesa
Bernardo, Bruna Amaral (2013) [Tesinas de especialización]Este trabalho apresenta alternativas de uma nova forma de se ensinar língua portuguesa, tendo como objeto o texto. Nesse sentido, apresentamos uma reflexão centrada no que tem sido feito em sala de aula para, então, discutir ...