• Anáfora: mecanismo coesivo de referenciação textual 

      Ferreira, Letícia Cristina Vieira (2011) [Tesinas de especialización]
      Através desse trabalho, realizado com base em perspectivas teóricas, a anáfora é definida como constituinte essencial na coesão referencial. Sendo um texto muito mais que um mero agrupamento de frase e palavras, a textualidade ...
    • Um estudo diacrônico da língua portuguesa a partir de notícias veiculadas em jornal há cem anos - 1911/2011 

      Barzotto, Silvana (2011) [Tesinas de especialización]
      O presente trabalho propõe uma contribuição para o ensino da língua portuguesa, no que se refere a sua história e evolução. Conforme Serafim da Silva Neto (1970), “as línguas são resultados de complexa evolução histórica ...
    • O papel da recomposição na formação de novas palavras 

      Mirapalhete, Marcio Rodrigues (2011) [Tesinas de especialización]
      Esse trabalho tem como objetivo discutir os fenômenos de formação de palavras na língua portuguesa, em especial, a recomposição. Para isso, foi aplicado um exercício a alunos da rede pública de ensino, com intuito de ...
    • Pluralização dos substantivos terminados em -ão : uma proposta de atividades 

      Mondadori, Cristiane (2009) [Tesinas de especialización]
      Este trabalho tem como objetivo discutir a pluralização dos substantivos terminados em -ão e a importância do ensino da história da língua nas aulas de português para a compreensão deste conteúdos. A origem, a história e ...
    • Prefixos e sufixos gregos e latinos : uma proposta de ensino 

      Timm, Camila (2011) [Tesinas de especialización]
      O objetivo deste trabalho é abordar a importância de se estudar os afixos gregos e latinos nas aulas de língua portuguesa, para isso é apresentada uma proposta metodológica com o intuito de ajudar o professor a estimular ...
    • O pronome relativo e sua análise em livros didáticos 

      Ahnert, Argentino Hélio (2010) [Tesinas de especialización]
      O objetivo deste trabalho foi estudar o pronome relativo, partindo de sua origem no latim, examinando este pronome em três gramáticas da língua portuguesa e verificando sua aplicação no ensino a partir de análise em três ...
    • Radicais greco-latinos : uma proposta de ensino 

      Faresin, Juliane Leandro (2009) [Tesinas de especialización]
      A presente pesquisa tem por finalidade identificar como os radicais eruditos são contemplados nos livros didáticos de ensino médio e nas gramáticas. Para tal foi feito um breve estudo sobre a origem da língua portuguesa, ...