• Constituição do sujeito leitor : 

      Medeiros, Cristiana Quadros de (2015) [Tesinas de especialización]
      O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre a leitura presente na escola e a importância de um trabalho que vise o aluno leitor, considerando a situação precária das atividades leitoras no ensino ...
    • O ensino de leitura através da organização tópico-comentário 

      Moraes, Daiana Apollo de (2015) [Tesinas de especialización]
      Neste artigo, proponho estratégias de leitura voltadas para a organização tópica dando ênfase ao tópico-comentário, evidenciado na análise do poema “O Pardalzinho” de Manuel Bandeira. Meu objetivo é apontar que, quando o ...
    • Leitura e tecnologias da informação e comunicação : desafios da educação na era digital 

      Martins, Caren Vanessa Capaverde (2015) [Tesinas de especialización]
      O presente trabalho objetiva refletir sobre o papel da leitura em um mundo dominado por tecnologias digitais que influenciam diretamente a vida dos indivíduos. Para responder às questões que norteiam este estudo − quais ...
    • Leitura ficcional e jovens leitores 

      Tapia, Mônica de Menezes (2015) [Tesinas de especialización]
      Propomo-nos, neste artigo, a abordar questões relacionadas à leitura específica dos jovens e a leitura oferecida e trabalhada pela escola, com ênfase na leitura ficcional contemporânea. Na sequência apontamos a importância ...
    • O problema do gerúndio em resumos de artigos científicos : uma contribuição para a revisão textual 

      Dornelles, Márcia dos Santos (2006) [Tesinas de especialización]
      Este estudo exploratório buscou identificar quais características sintático-semânticas podem tornar o gerúndio um elemento problemático para compreensão da leitura de resumos em português de artigos científicos. Para tanto, ...
    • Prova de seleção como gênero discursivo : aplicações pedagógicas 

      Cambruzzi, Viviane (2015) [Tesinas de especialización]
      Neste trabalho analisa-se uma prova de Língua Portuguesa, como gênero discursivo, a partir de modelo proposto por Jean-Paul Bronckart. A análise objetiva preparar alunos do Ensino Fundamental para ler, compreender e ...
    • O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo 

      Paiva, Camilla Freitas (2015) [Tesinas de especialización]
      O intuito do presente artigo é fazer uma análise do reflexo das leituras realizadas por alunos de 9º ano em suas produções textuais. Para tanto, utilizaremos um corpus formado por textos argumentativos produzidos pelos ...