• A conjunção adversativa 'mas' como mecanismo de coesão em textos escolares 

      Stein, Adeline (2013) [Tesinas de especialización]
      o presente artigo apresenta um estudo sobre a conjunção adversativa “mas” do ponto de vista da Linguística Textual. Depois de discorrer sobre o que pensam alguns gramáticos e linguistas, são analisados textos escritos por ...
    • Ensino de língua portuguesa : o texto no trabalho com a análise linguística 

      Dantas, Karine Mesquita (2015) [Tesinas de especialización]
      Este artigo surge com o objetivo de discutir e apresentar sugestões para o melhor trabalho com a análise linguística na sala de aula de língua portuguesa. Pensando nos desafios enfrentados até hoje, com todo o histórico ...
    • Escrita e subjetividade : as marcas da autoria no texto escolar 

      Silva, Júlia Dias da (2013) [Tesinas de especialización]
      Trata-se, neste artigo, de mostrar como podemos avaliar as marcas de subjetividade e autoria presentes em textos escolares. Para isso, apresentamos inicialmente algumas considerações a respeito do ensino de língua portuguesa, ...
    • Texto : objeto de ensino para o aprendizado de língua portuguesa 

      Bernardo, Bruna Amaral (2013) [Tesinas de especialización]
      Este trabalho apresenta alternativas de uma nova forma de se ensinar língua portuguesa, tendo como objeto o texto. Nesse sentido, apresentamos uma reflexão centrada no que tem sido feito em sala de aula para, então, discutir ...