• Uma análise da reflexão do gênero feminino em livros didáticos 

      Oliveira, Fernanda Rodrigues de (2014) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho propõe uma análise da categoria morfológica de gênero dos substantivos da língua portuguesa, tendo em destaque a formação do feminino, observada, sobretudo, no âmbito dos livros didáticos. Existe um ...
    • Uma análise dos valores sintático-semânticos da forma verbo-nominal gerúndio 

      Castro, Christian Fagner Pizzolatto de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo busca investigar os usos atribuídos à forma verbo-nominal gerúndio discutindo a sintaxe e a semântica dessa estrutura em uma amostra de corpus textual do português brasileiro. Com efeito, elaborou-se uma breve ...
    • Uma análise do tratamento da semântica nos livros didáticos 

      Bregagnol, Carla Silva (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho objetiva fazer uma análise de um conjunto de livros didáticos de Língua Portuguesa, sobretudo no que respeita à forma como é tratado o conteúdo de semântica constante em tais obras. Para isso, tomaremos como ...
    • Uma análise sobre as expressões cristalizadas em canções de diferentes épocas 

      Pereira, Edileni Moraes (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por finalidade o estudo das Unidades Lexicais Complexas, introduzidas por compositores de samba, interpretados pelos cantores Lupicínio Rodrigues e Zeca Pagodinho e pela banda Fundo de Quintal, ...
    • Aprendendo e ensinando a ortografia das flexões verbais : um estudo de caso 

      Ferreira, Simone da Rocha (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo investigar a produção escrita de alunos de sétima série do Ensino Fundamental (ensino de 8 anos) de uma escola pública, no que tange ao ensino e à aprendizagem da ortografia das flexões ...
    • Critérios de definição do substantivo 

      Souza, Lindinalva Gonçalves de (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo tem por objetivo analisar os exercícios referentes às classes de palavras propostos nos livros didáticos e discutir a pertinência dos critérios apresentados. Para classificar as palavras é importante levar ...
    • Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula 

      Silva, Gisleine Mello Varreira da (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo analisar a metodologia de ensino da acentuação gráfica do português utilizada na Rede Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, selecionamos um corpus de pesquisa constituído pelos ...
    • Um estudo acerca da classe de palavras conjunção no português brasileiro 

      Secco, Anilore Fátima (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho insere-se nos estudos morfológicos e visa a investigar a definição e a classificação da classe de palavras conjunção no Português Brasileiro. Para tal, contraporemos aos estudos gramaticais tradicionais ...
    • Um estudo sobre a formação lexical com os sufixos -ista, -ismo, -ístico 

      Lopes, Patrícia Albertina (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      “O estudo sobre a formação lexical” constitui uma investigação que busca identificar características morfológicas da existência dos sufixos -ista, -ismo e -ístico concebida por Houaiss. Para as considerações gramáticas ...
    • A formação do feminino do substantivo : diversos olhares 

      Reichert, Ivani Muller (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste estudo, analisamos a categoria gênero quanto ao estatuto morfológico, destacando, inicialmente, a formação do feminino, cotejando os conhecimentos trazidos sob o olhar dos gramáticos e dos linguistas. Em seguida, ...
    • A formação do plural dos substantivos terminados em ditongo nasal -ão 

      Pivetta, Vera (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a categoria morfológica de número dos substantivos da língua portuguesa terminados em ditongo –ão, tendo em vista sua aparente irregularidade há muito vir causando problemas ...
    • O gênero masculino nos livros didáticos 

      Christofoli, Gabriela Albano (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por objetivo analisar como ocorre a descrição do gênero masculino nos livros didáticos, tendo em vista a existência de dois pontos de vista sobre o fenômeno, quais sejam: masculino como forma não ...
    • Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle 

      Dallacosta, Adriana (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho de conclusão de curso propõe uma sequência de atividades interativas no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), utilizado como apoio ao ensino presencial, ...
    • O reconhecimento do substantivo 

      Maciel, Gloria Honorina Gomes (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o reconhecimento, por parte dos alunos, da classe de palavras substantivo. Objetivando contribuir para o ensino de língua portuguesa, analisaremos como se dá a identificação ...
    • O uso denotado e conotado no ensino da língua portuguesa : o caso do bullying 

      Serafin, Bárbara Luzia (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo se presta a fazer uma reflexão sobre o uso de determinados itens lexicais ou expressões da língua portuguesa, tanto na modalidade denotada quanto conotada, no que tange a situações comunicativas marcadas pela ...