• Descrição do sintagma nominal em português 

      Fante, Ivana Pauletti (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo visa apresentar uma descrição do sintagma nominal em português brasileiro, partindo da importância do reconhecimento desse constituinte pela gramática tradicional a fim de tornar a descrição da língua mais clara ...
    • Um estudo sobre o processo de mudança linguística de 'tipo', 'pior', 'xarope', 'agora' e 'ninguém merece' 

      Passos, Melina Wasem (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Partindo da premissa de que a língua se transforma conforme seus usuários dão a ela diferentes sentidos e novos padrões de uso, procuramos investigar o uso das palavras tipo, pior, xarope e agora e da expressão ninguém ...
    • Funções sintáticas dos sintagmas 

      Lerner, Ana Lúcia (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por objetivo a análise dos sintagmas preposicionais em português, com o intuito de compreender o motivo pelo qual há discrepância em sua classificação. Esta pesquisa também pretende auxiliar os ...
    • A influência do dialeto Hunsrückisch na escrita de alunos do ensino médio do município de Paraíso do Sul 

      Gomes, Carina Dorneles (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo objetiva investigar em textos de alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Afonso Pena, localizada no município de Paraíso do Sul-RS, casos específicos de erros de escrita que ...
    • O modo verbal subjuntivo : uma proposta de ensino 

      Reis, Roberta Pacheco dos (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O estudo do modo verbal subjuntivo em ambiente escolar nem sempre é satisfatório, pois o material didático disponível, muitas vezes, não contribui para um entendimento eficaz desse conteúdo. Por esta razão, o presente ...
    • A origem e o uso da pontuação na gramática de língua portuguesa 

      Perroni, Priscila Braga Costa (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O projeto desenvolvido tem por objetivo em fazer uma investigação sobre a história da ortografia, origem dos sinais de pontuação e realizar uma reflexão sobre o ensino dos sinais de pontuação nas escolas e como os alunos ...
    • Predicativo : integrante ou acessório? 

      Castilhos, Gabriela Soares (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O artigo a seguir questiona o posicionamento do termo oracional - predicativo, sendo do sujeito ou do objeto, nas gramáticas tradicionais. Elas não chegam a um consenso quanto à sua classificação. A pergunta que guiou este ...
    • A presença de 'a gente' em gramáticas e livros didáticos : uma reflexão voltada ao ensino de língua portuguesa 

      Costa, Vanderléia (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Análise de sete gramáticas e seis livros didáticos acerca do espaço destinado ao termo a gente, bem como uma reflexão e retomada de dados sociolinguísticos a respeito do uso do referido termo em contextos reais de fala, a ...
    • As relações temporais do presente simples do indicativo no estudo da língua portuguesa como língua materna 

      Bordin, Dinéia (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente do indicativo é uma forma verbal que pode ser empregada representando diversos tempos verbais. Além do “agora”, diretamente ligado ao presente, o presente histórico, o presente genérico, um estado momentâneo, o ...
    • Textos jornalísticos no ensino de língua portuguesa : proposta de atividade com elementos coesivos 

      Lukrafka, Tatiany Oleques (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo tem por objetivo explorar textos jornalísticos para o ensino de língua portuguesa, com o intuito de ampliar seus usos em sala de aula para além das comuns exposições sobre gêneros textuais. Por acreditar que ...
    • A variação linguística no ensino de língua portuguesa 

      Ribeiro, Josela Veber (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo trata das dificuldades que os alunos têm em escrever na norma padrão ou culta da língua portuguesa, porque usam no dia a dia a língua coloquial. Eles não estão habituados com a língua formal, sendo essas ...