• Ensino de língua portuguesa e formação docente 

      Szupszynski, Joseane Cardoso Trelles (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) representa um avanço importante para o ensino no Brasil. Neste artigo, analisam-se algumas dificuldades com as quais os professores precisam lidar nas suas práticas ...
    • Ensino de língua portuguesa : o texto no trabalho com a análise linguística 

      Dantas, Karine Mesquita (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo surge com o objetivo de discutir e apresentar sugestões para o melhor trabalho com a análise linguística na sala de aula de língua portuguesa. Pensando nos desafios enfrentados até hoje, com todo o histórico ...
    • Escrita e subjetividade : as marcas da autoria no texto escolar 

      Silva, Júlia Dias da (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Trata-se, neste artigo, de mostrar como podemos avaliar as marcas de subjetividade e autoria presentes em textos escolares. Para isso, apresentamos inicialmente algumas considerações a respeito do ensino de língua portuguesa, ...
    • A formação linguística dos professores das séries iniciais do ensino fundamental 

      Rocha, André Luiz de Novais (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca da formação linguística que o professor das Séries Iniciais recebe durante sua formação. Primeiramente, será apresentado quem é esse profissional, pois uma ...
    • Leitura ficcional e jovens leitores 

      Tapia, Mônica de Menezes (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Propomo-nos, neste artigo, a abordar questões relacionadas à leitura específica dos jovens e a leitura oferecida e trabalhada pela escola, com ênfase na leitura ficcional contemporânea. Na sequência apontamos a importância ...
    • A língua portuguesa nos concursos públicos 

      Mascarenhas, Felipe Truccolo (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo apresenta uma reflexão acerca dos conteúdos de Língua Portuguesa em provas de concurso público a partir da análise de dois concursos de nível médio dos anos de 2013 e 2012. Inicialmenteapresenta-se uma análise ...
    • Um olhar sobre a representação da figura do professor no cinema 

      Moreira, Roxana Furtado (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre a representação da imagem do professor no cinema, buscando analisar, através das falas e da construção das cenas e dos personagens, como esse profissional é visto pela sociedade ...
    • A perspectivas para o trabalho de conceitos gramaticais em língua portuguesa 

      Martini, Louise Fernanda dos Santos (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo propõe esclarecer e apresentar quais as contribuições do Método Montessoriano para o ensino de Língua Portuguesa das séries iniciais às finais do Ensino Fundamental. Trata-se de um método que, há mais de um ...
    • Produção textual no ensino fundamental : aluno-escritor e professor-leitor 

      Führ, Mirian (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Ainda são poucos os trabalhos voltados ao estudo de textos produzidos em situação escolar que focalizem a autoria. Neste artigo, atividade de conclusão do Curso de Especialização em Gramática e Ensino da Língua Portuguesa, ...
    • Referenciação no texto : o que há no livro didático 

      Silva, Susana Miranda da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo analisar livros didáticos de língua portuguesa, voltados ao Ensino Fundamental, a fim de verificar como é abordada a questão da coesão nominal no texto. Para tanto, analisamos no corpus, ...
    • O texto dissertativo argumentativo no ensino médio 

      Silva, Cristiane Peres (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo apresenta uma reflexão a respeito do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio no âmbito dos gêneros textuais; parte-se do pressuposto de que o trabalho com gêneros pode ser uma grande ...