• Critérios de definição do substantivo 

      Souza, Lindinalva Gonçalves de (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo tem por objetivo analisar os exercícios referentes às classes de palavras propostos nos livros didáticos e discutir a pertinência dos critérios apresentados. Para classificar as palavras é importante levar ...
    • O dicionário escolar em sala de aula : análise de verbetes que definem classes gramaticais 

      Dias, Raquel Aquino (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A partir da coleta e da análise dos verbetes gramaticais de quatro dicionários escolares avaliados, selecionados, recomendado e distribuídos pelo Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2012, ...
    • Um estudo acerca da classe de palavras conjunção no português brasileiro 

      Secco, Anilore Fátima (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho insere-se nos estudos morfológicos e visa a investigar a definição e a classificação da classe de palavras conjunção no Português Brasileiro. Para tal, contraporemos aos estudos gramaticais tradicionais ...
    • Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício 

      Dutra, Adriana Teixeira (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo apresenta uma contribuição para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio por meio de uma proposta de exercício sobre o processo da conversão entre substantivos e adjetivos. O desenvolvimento desta proposta ...
    • Uma proposta de classificação dos substantivos através de traços semânticos 

      Sampaio, Viviane (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de classificação dos substantivos baseada em traços semânticos. O tema do trabalho surgiu da necessidade de repensar o problemático binário concreto / abstrato que ...
    • Reflexões sobre a descrição de substantivos e adjetivos em livros didáticos 

      Miz, Karina Elisa da Rocha (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo analisa a forma como substantivos e adjetivos são descritos em livros didáticos do Ensino Médio. O desenvolvimento desta proposta baseia-se nas descrições apresentadas por linguistas e gramáticos para a ...