• O infinitivo flexionado : uma questão gramatical ou estilística 

      Silva, Vivian da (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo tem o objetivo de refletir e analisar uma das mais controvertidas questões da língua portuguesa, o emprego do infinitivo flexionado. Para isso, realizou-se um estudo de diferentes gramáticas tradicionais, ...
    • A língua portuguesa no ENEM 

      Rouffiax, Roger Marty (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo faz uma análise qualitativa da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da leitura dos documentos oficiais do MEC e de trabalhos recentes sobre o tema, ...
    • A língua portuguesa nos concursos públicos 

      Mascarenhas, Felipe Truccolo (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo apresenta uma reflexão acerca dos conteúdos de Língua Portuguesa em provas de concurso público a partir da análise de dois concursos de nível médio dos anos de 2013 e 2012. Inicialmenteapresenta-se uma análise ...
    • A marca da intencionalidade através dos advérbios de base nominal 

      Cuty, Jerusa Alves (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo analisa a utilização dos advérbios de base nominal como índices de intencionalidade em redações de alunos de terceiro ano do Ensino Médio em duas escolas de Porto Alegre (uma da rede pública e outra da rede ...
    • Metáforas e metonímias : proposição de atividade para o ensino fundamental 

      Pereira, Ida Marta Rosa (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objetivo geral apresentar um conjunto de reflexões acerca do que se denomina nas gramáticas e nos livros didáticos de metáfora e de metonímia, a fim de chamar a atenção de professores de língua ...
    • O modo verbal subjuntivo : uma proposta de ensino 

      Reis, Roberta Pacheco dos (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O estudo do modo verbal subjuntivo em ambiente escolar nem sempre é satisfatório, pois o material didático disponível, muitas vezes, não contribui para um entendimento eficaz desse conteúdo. Por esta razão, o presente ...
    • A origem e o uso da pontuação na gramática de língua portuguesa 

      Perroni, Priscila Braga Costa (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O projeto desenvolvido tem por objetivo em fazer uma investigação sobre a história da ortografia, origem dos sinais de pontuação e realizar uma reflexão sobre o ensino dos sinais de pontuação nas escolas e como os alunos ...
    • O papel da recomposição na formação de novas palavras 

      Mirapalhete, Marcio Rodrigues (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esse trabalho tem como objetivo discutir os fenômenos de formação de palavras na língua portuguesa, em especial, a recomposição. Para isso, foi aplicado um exercício a alunos da rede pública de ensino, com intuito de ...
    • A perspectivas para o trabalho de conceitos gramaticais em língua portuguesa 

      Martini, Louise Fernanda dos Santos (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo propõe esclarecer e apresentar quais as contribuições do Método Montessoriano para o ensino de Língua Portuguesa das séries iniciais às finais do Ensino Fundamental. Trata-se de um método que, há mais de um ...
    • Pluralização dos substantivos terminados em -ão : uma proposta de atividades 

      Mondadori, Cristiane (2009) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objetivo discutir a pluralização dos substantivos terminados em -ão e a importância do ensino da história da língua nas aulas de português para a compreensão deste conteúdos. A origem, a história e ...
    • Primeiras estórias : a neologia roseana e os processos de formação de palavras 

      Fernandes, Evelyn Amado (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo tem como objetivo elencar e analisar as formações neológicas presentes em dois contos do livro Primeiras estórias, de Guimarães Rosa. Para isso, foram estudados os conceitos de neologia e dos principais ...
    • O problema do gerúndio em resumos de artigos científicos : uma contribuição para a revisão textual 

      Dornelles, Márcia dos Santos (2006) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo exploratório buscou identificar quais características sintático-semânticas podem tornar o gerúndio um elemento problemático para compreensão da leitura de resumos em português de artigos científicos. Para tanto, ...
    • Produção textual no ensino fundamental : aluno-escritor e professor-leitor 

      Führ, Mirian (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Ainda são poucos os trabalhos voltados ao estudo de textos produzidos em situação escolar que focalizem a autoria. Neste artigo, atividade de conclusão do Curso de Especialização em Gramática e Ensino da Língua Portuguesa, ...
    • Uma proposta de classificação dos substantivos através de traços semânticos 

      Sampaio, Viviane (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de classificação dos substantivos baseada em traços semânticos. O tema do trabalho surgiu da necessidade de repensar o problemático binário concreto / abstrato que ...
    • O que os alunos sabem sobre “Coesão”? 

      Etzberger, Márcia Maria (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O trabalho faz um estudo de algumas dificuldades de redação mencionadas pelos alunos de 3º ano em uma escola pública, como iniciar, dar sequência, concatenar as ideias e concluir textos dissertativos/argumentativos. ...
    • Radicais greco-latinos : uma proposta de ensino 

      Faresin, Juliane Leandro (2009) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A presente pesquisa tem por finalidade identificar como os radicais eruditos são contemplados nos livros didáticos de ensino médio e nas gramáticas. Para tal foi feito um breve estudo sobre a origem da língua portuguesa, ...
    • O reconhecimento do substantivo 

      Maciel, Gloria Honorina Gomes (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o reconhecimento, por parte dos alunos, da classe de palavras substantivo. Objetivando contribuir para o ensino de língua portuguesa, analisaremos como se dá a identificação ...
    • Referenciação no texto : o que há no livro didático 

      Silva, Susana Miranda da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo analisar livros didáticos de língua portuguesa, voltados ao Ensino Fundamental, a fim de verificar como é abordada a questão da coesão nominal no texto. Para tanto, analisamos no corpus, ...
    • Reflexões sobre as contribuições de Fernão de Oliveira para descrições linguísticas atuais 

      Soares, Karine de Vargas (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Trata-se, neste artigo, de buscar na contemporaneidade reflexos do pensamento linguístico de Fernão de Oliveira. Para tanto, é apresentado o contexto histórico no qual sua gramática emerge e a síntese de suas principais ...
    • Sobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesa 

      Machado, Milene Pinto (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo tem por objetivo mostrar que a influência do vocabulário de origem Tupi está mais presente no léxico da Língua Portuguesa do Brasil (LPB) do que se imagina e verificar, por meio de um pré-diagnóstico, como é ...