Navegação Linguística, Letras e Artes por Data do documento
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Como estudantes do ensino fundamental distinguem entre substantivos concretos e abstratos?
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho objetiva verificar como estudantes da 5ª, da 6ª e da 7ª séries do Ensino Fundamental diferenciam entre substantivos concretos e abstratos. Para tanto, apresentamos a classificação proposta pelas gramáticas ... -
Um estudo sobre a formação lexical com os sufixos -ista, -ismo, -ístico
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]“O estudo sobre a formação lexical” constitui uma investigação que busca identificar características morfológicas da existência dos sufixos -ista, -ismo e -ístico concebida por Houaiss. Para as considerações gramáticas ... -
O infinitivo flexionado : uma questão gramatical ou estilística
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente artigo tem o objetivo de refletir e analisar uma das mais controvertidas questões da língua portuguesa, o emprego do infinitivo flexionado. Para isso, realizou-se um estudo de diferentes gramáticas tradicionais, ... -
O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho objetiva mostrar como cinco livros didáticos de 8ª série do Ensino Fundamental apresentam as figuras de linguagem, de que maneira o tema é abordado, e se esse tópico está sendo ensinado com a profundidade que ... -
O papel da recomposição na formação de novas palavras
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Esse trabalho tem como objetivo discutir os fenômenos de formação de palavras na língua portuguesa, em especial, a recomposição. Para isso, foi aplicado um exercício a alunos da rede pública de ensino, com intuito de ... -
Prefixos e sufixos gregos e latinos : uma proposta de ensino
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]O objetivo deste trabalho é abordar a importância de se estudar os afixos gregos e latinos nas aulas de língua portuguesa, para isso é apresentada uma proposta metodológica com o intuito de ajudar o professor a estimular ... -
Uma análise sobre as expressões cristalizadas em canções de diferentes épocas
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho tem por finalidade o estudo das Unidades Lexicais Complexas, introduzidas por compositores de samba, interpretados pelos cantores Lupicínio Rodrigues e Zeca Pagodinho e pela banda Fundo de Quintal, ... -
Um estudo acerca da classe de palavras conjunção no português brasileiro
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho insere-se nos estudos morfológicos e visa a investigar a definição e a classificação da classe de palavras conjunção no Português Brasileiro. Para tal, contraporemos aos estudos gramaticais tradicionais ... -
O estudo dos tempos verbais em redações de vestibular na perspectiva dos pontos temporais de Reichenbach
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, uma descrição de ocorrências linguísticas relacionadas ao emprego de tempos verbais em português. Para tanto, iremos considerar o constructo desenvolvido por ... -
Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolar
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho apresenta algumas reflexões acerca da presença de estudos etimológicos no contexto escolar. Em particular, realiza-se a análise de cinco livros didáticos da 8ª série do ensino fundamental e dois livros didáticos ... -
Considerações acerca do tratamento dos advérbios formados com o sufixo -mente em livros didáticos
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem como objetivo principal investigar o tratamento dedicado aos advérbios em –mente nos livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio, evidenciando que o sufixo –mente pode fornecer aos advérbios características ... -
A marca da intencionalidade através dos advérbios de base nominal
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo analisa a utilização dos advérbios de base nominal como índices de intencionalidade em redações de alunos de terceiro ano do Ensino Médio em duas escolas de Porto Alegre (uma da rede pública e outra da rede ... -
O que os alunos sabem sobre “Coesão”?
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]O trabalho faz um estudo de algumas dificuldades de redação mencionadas pelos alunos de 3º ano em uma escola pública, como iniciar, dar sequência, concatenar as ideias e concluir textos dissertativos/argumentativos. ... -
A formação do feminino do substantivo : diversos olhares
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Neste estudo, analisamos a categoria gênero quanto ao estatuto morfológico, destacando, inicialmente, a formação do feminino, cotejando os conhecimentos trazidos sob o olhar dos gramáticos e dos linguistas. Em seguida, ... -
Influência da linguagem oral na escrita
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]O objetivo deste trabalho é abordar a influência da linguagem oral nos textos escritos pelos alunos na sala de aula. Serão analisados alguns textos de alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Também serão sugeridas ... -
Metáforas e metonímias : proposição de atividade para o ensino fundamental
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem como objetivo geral apresentar um conjunto de reflexões acerca do que se denomina nas gramáticas e nos livros didáticos de metáfora e de metonímia, a fim de chamar a atenção de professores de língua ... -
Uma análise do tratamento da semântica nos livros didáticos
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho objetiva fazer uma análise de um conjunto de livros didáticos de Língua Portuguesa, sobretudo no que respeita à forma como é tratado o conteúdo de semântica constante em tais obras. Para isso, tomaremos como ... -
As relações temporais do presente simples do indicativo no estudo da língua portuguesa como língua materna
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente do indicativo é uma forma verbal que pode ser empregada representando diversos tempos verbais. Além do “agora”, diretamente ligado ao presente, o presente histórico, o presente genérico, um estado momentâneo, o ... -
Produção textual no ensino fundamental : aluno-escritor e professor-leitor
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Ainda são poucos os trabalhos voltados ao estudo de textos produzidos em situação escolar que focalizem a autoria. Neste artigo, atividade de conclusão do Curso de Especialização em Gramática e Ensino da Língua Portuguesa, ... -
Ensino de língua portuguesa e formação docente
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]A elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) representa um avanço importante para o ensino no Brasil. Neste artigo, analisam-se algumas dificuldades com as quais os professores precisam lidar nas suas práticas ...