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Tempos verbais irregulares : uma proposta de exercício
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho aborda a temática dos verbos irregulares e tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta de exercícios que terão como base as principais contribuições de gramáticos e de linguistas para ... -
O valor semântico do prefixo 'em' em verbos parassintéticos análise de livros didáticos
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Dentre a categoria geral dos verbos, há uma subclasse de formações parassintéticas formada por um pequeno conjunto de formas prefixais e sufixais. Entre essas formações, encontram-se os verbos iniciados pelo prefixo em-, ... -
A conjunção adversativa 'mas' como mecanismo de coesão em textos escolares
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]o presente artigo apresenta um estudo sobre a conjunção adversativa “mas” do ponto de vista da Linguística Textual. Depois de discorrer sobre o que pensam alguns gramáticos e linguistas, são analisados textos escritos por ... -
Proposta e aplicação de atividade para o ensino médio sobre a forma de expressão do superlativo e comparativo : o caso do linguajar do gaúcho
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]A pesquisa que aqui se apresenta trata da expressão do grau comparativo e superlativo do adjetivo no dialeto do gaúcho. Essa investigação pautou-se em critérios etimológicos, morfológicos e semânticos. Sendo assim, foi ... -
Ambiguidade lexical : uma ferramenta na construção dos sentidos
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Nosso objetivo consiste em observar o tratamento dado à ambiguidade em gramáticas, além de verificarmos o que alguns semanticistas nos têm a dizer sobre esse fenômeno semântico. Para isso, analisamos, além de gramáticas ... -
A variação linguística no ensino de língua portuguesa
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo trata das dificuldades que os alunos têm em escrever na norma padrão ou culta da língua portuguesa, porque usam no dia a dia a língua coloquial. Eles não estão habituados com a língua formal, sendo essas ... -
“A gente” como pronome pessoal : teoria, prática e proposta pedagógica
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Atualmente muitos linguistas vêm estudando o uso da expressão “a gente” como pronome pessoal de primeira pessoa do discurso. Apesar de suas pesquisas mostrarem que esta expressão está sendo cada vez mais utilizada, tanto ... -
Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem por objetivo analisar a metodologia de ensino da acentuação gráfica do português utilizada na Rede Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, selecionamos um corpus de pesquisa constituído pelos ... -
Textos jornalísticos no ensino de língua portuguesa : proposta de atividade com elementos coesivos
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo tem por objetivo explorar textos jornalísticos para o ensino de língua portuguesa, com o intuito de ampliar seus usos em sala de aula para além das comuns exposições sobre gêneros textuais. Por acreditar que ... -
Proplemas da representação da narração em textos escolares
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]A dêixis é o fenômeno linguístico que permite a quem escreve a contextualização de seu enunciado. E essa contextualização é imprescindível para o estudo do texto sob a perspectiva do discurso, visto que se faz necessária ... -
A funcionalidade da classificação dos tipos de predicados para o ensino sa língua portuguesa : um estudo piloto
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Esta pesquisa faz uma análise da classificação dos tipos de predicados segundo a NGB e de como essa classificação é compreendida por alunos de um curso de especialização em gramática, especialmente focado nos predicados ... -
Escrita e subjetividade : as marcas da autoria no texto escolar
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Trata-se, neste artigo, de mostrar como podemos avaliar as marcas de subjetividade e autoria presentes em textos escolares. Para isso, apresentamos inicialmente algumas considerações a respeito do ensino de língua portuguesa, ... -
Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo apresenta uma contribuição para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio por meio de uma proposta de exercício sobre o processo da conversão entre substantivos e adjetivos. O desenvolvimento desta proposta ... -
A língua portuguesa no ENEM
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo faz uma análise qualitativa da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da leitura dos documentos oficiais do MEC e de trabalhos recentes sobre o tema, ... -
Aprendendo e ensinando a ortografia das flexões verbais : um estudo de caso
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem por objetivo investigar a produção escrita de alunos de sétima série do Ensino Fundamental (ensino de 8 anos) de uma escola pública, no que tange ao ensino e à aprendizagem da ortografia das flexões ... -
Análise de um drama pessoal em "Doze homens e uma sentença" pela teoria da relevância
(2014) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente artigo faz uma análise do drama pessoal do jurado nº 3 no filme Doze Homens e uma Sentença a partir da Teoria da Relevância. São analisadas frases do referido personagem e, tomando como base o seu conteúdo, são ... -
Uma análise da reflexão do gênero feminino em livros didáticos
(2014) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho propõe uma análise da categoria morfológica de gênero dos substantivos da língua portuguesa, tendo em destaque a formação do feminino, observada, sobretudo, no âmbito dos livros didáticos. Existe um ... -
Produção textual e enunciação : a aproximação entre teoria e prática
(2014) [Trabalho de conclusão de especialização]A produção textual no Ensino Médio, em grande parte resume-se a uma prática centrada na estrutura dissertativa e no treino de períodos impessoais. Essa insistência, há anos presente no final da Educação Básica, sustenta-se ... -
Prova de seleção como gênero discursivo : aplicações pedagógicas
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Neste trabalho analisa-se uma prova de Língua Portuguesa, como gênero discursivo, a partir de modelo proposto por Jean-Paul Bronckart. A análise objetiva preparar alunos do Ensino Fundamental para ler, compreender e ... -
Ensino de língua portuguesa : o texto no trabalho com a análise linguística
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo surge com o objetivo de discutir e apresentar sugestões para o melhor trabalho com a análise linguística na sala de aula de língua portuguesa. Pensando nos desafios enfrentados até hoje, com todo o histórico ...