• Uma análise do tratamento da semântica nos livros didáticos 

      Bregagnol, Carla Silva (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho objetiva fazer uma análise de um conjunto de livros didáticos de Língua Portuguesa, sobretudo no que respeita à forma como é tratado o conteúdo de semântica constante em tais obras. Para isso, tomaremos como ...
    • Aprendendo e ensinando a ortografia das flexões verbais : um estudo de caso 

      Ferreira, Simone da Rocha (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo investigar a produção escrita de alunos de sétima série do Ensino Fundamental (ensino de 8 anos) de uma escola pública, no que tange ao ensino e à aprendizagem da ortografia das flexões ...
    • O dicionário escolar em sala de aula : análise de verbetes que definem classes gramaticais 

      Dias, Raquel Aquino (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A partir da coleta e da análise dos verbetes gramaticais de quatro dicionários escolares avaliados, selecionados, recomendado e distribuídos pelo Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2012, ...
    • Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula 

      Silva, Gisleine Mello Varreira da (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo analisar a metodologia de ensino da acentuação gráfica do português utilizada na Rede Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, selecionamos um corpus de pesquisa constituído pelos ...
    • Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício 

      Dutra, Adriana Teixeira (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo apresenta uma contribuição para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio por meio de uma proposta de exercício sobre o processo da conversão entre substantivos e adjetivos. O desenvolvimento desta proposta ...
    • A formação do plural dos substantivos terminados em ditongo nasal -ão 

      Pivetta, Vera (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a categoria morfológica de número dos substantivos da língua portuguesa terminados em ditongo –ão, tendo em vista sua aparente irregularidade há muito vir causando problemas ...
    • “A gente” como pronome pessoal : teoria, prática e proposta pedagógica 

      Ribeiro, Débora Simões da Silva (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Atualmente muitos linguistas vêm estudando o uso da expressão “a gente” como pronome pessoal de primeira pessoa do discurso. Apesar de suas pesquisas mostrarem que esta expressão está sendo cada vez mais utilizada, tanto ...
    • Referenciação no texto : o que há no livro didático 

      Silva, Susana Miranda da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo analisar livros didáticos de língua portuguesa, voltados ao Ensino Fundamental, a fim de verificar como é abordada a questão da coesão nominal no texto. Para tanto, analisamos no corpus, ...
    • Reflexões sobre a descrição de substantivos e adjetivos em livros didáticos 

      Miz, Karina Elisa da Rocha (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo analisa a forma como substantivos e adjetivos são descritos em livros didáticos do Ensino Médio. O desenvolvimento desta proposta baseia-se nas descrições apresentadas por linguistas e gramáticos para a ...
    • Textos jornalísticos no ensino de língua portuguesa : proposta de atividade com elementos coesivos 

      Lukrafka, Tatiany Oleques (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo tem por objetivo explorar textos jornalísticos para o ensino de língua portuguesa, com o intuito de ampliar seus usos em sala de aula para além das comuns exposições sobre gêneros textuais. Por acreditar que ...
    • Uma visão funcional da conjunção 'mas' 

      Oliveira, Valéria Teresinha Farias de (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Os objetivos deste trabalho são os seguintes: (a) refletir sobre as particularidades do articulador textual mas e a sua importância dentro do texto; (b) fazer a análise das abordagens desse articulador em dois livros ...