• Metáforas e metonímias : proposição de atividade para o ensino fundamental 

      Pereira, Ida Marta Rosa (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objetivo geral apresentar um conjunto de reflexões acerca do que se denomina nas gramáticas e nos livros didáticos de metáfora e de metonímia, a fim de chamar a atenção de professores de língua ...
    • Pluralização dos substantivos terminados em -ão : uma proposta de atividades 

      Mondadori, Cristiane (2009) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objetivo discutir a pluralização dos substantivos terminados em -ão e a importância do ensino da história da língua nas aulas de português para a compreensão deste conteúdos. A origem, a história e ...
    • O que os alunos sabem sobre “Coesão”? 

      Etzberger, Márcia Maria (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O trabalho faz um estudo de algumas dificuldades de redação mencionadas pelos alunos de 3º ano em uma escola pública, como iniciar, dar sequência, concatenar as ideias e concluir textos dissertativos/argumentativos. ...
    • O reconhecimento do substantivo 

      Maciel, Gloria Honorina Gomes (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o reconhecimento, por parte dos alunos, da classe de palavras substantivo. Objetivando contribuir para o ensino de língua portuguesa, analisaremos como se dá a identificação ...
    • Sobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesa 

      Machado, Milene Pinto (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo tem por objetivo mostrar que a influência do vocabulário de origem Tupi está mais presente no léxico da Língua Portuguesa do Brasil (LPB) do que se imagina e verificar, por meio de um pré-diagnóstico, como é ...