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dc.contributor.advisorCaregnato, Sonia Elisapt_BR
dc.contributor.authorLaipelt, Rita do Carmo Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2008-03-27T04:12:40Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12407pt_BR
dc.description.abstractO trabalho discute a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sociedade atual destacando a questão da exclusão digital e as alternativas de inclusão como os telecentros comunitários. Busca compreender como os usuários de telecentros empregam suas competências informacionais ao utilizar a Internet como meio de comunicação para o exercício da cidadania. Utiliza as normas de Competência em Informação da Association of College and Research Libraries (ACRL) como tipos ideais para avaliar as competências informacionais dos usuários ao navegar pela Internet. Desenvolve uma investigação qualitativa da inclusão digital a partir de um estudo de casos múltiplos incorporados. Como resultado, demonstra que os usuários dos telecentros, participantes da pesquisa, empregam principalmente quatro das cinco normas da ACRL. Conclui que os telecentros são espaços propícios para a realização de atividades relacionadas à educação continuada com grande potencial para o desenvolvimento de competências informacionais. Sugere a realização de oficinas que abordem as cinco normas de competência em informação com seus respectivos indicadores de desempenho, a ser implementada de forma conjunta por bibliotecários e profissionais da comunicação, tendo em vista a grande inter-relação existente entre competência em informação e educação para mídia. Sugere, ainda, a realização de outros estudos de caso também qualitativos para complementar esse.pt_BR
dc.description.abstractThe study focuses on the importance of the Information and Communication Technologies (ICT) to society. It highlights the digital exclusion problem and presents Community Telecentres as an alternative for inclusion. It seeks to understand how users employ their information skills when using the Internet as means for the exercise of the citizenship. It uses the Information Literacy Standards of the Association of College and Research Libraries (ACRL) as ideal types to evaluate users´ information skills. It carries out a qualitative inquiry from a multiple incorporated case studie. As result, it demonstrates that the respondents apply mainly four of the five standards of the ACRL (2000). It concludes that telecentres are favourable spaces for the accomplishment of activities related to continued education and have great potential for the development of information literacy. It suggests the implementation of workshops that approach the five standards of information literacy, with its respective performance indicators, to be implemented jointly by librarians and communication professionals, in view of the existing connection between information literacy and media literacy. It also suggests the accomplishment of other qualitative case studies to complement the one described here.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelecentros comunitáriospt_BR
dc.subjectDigital inclusionen
dc.subjectInformation literacyen
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectAlfabetização informacionalpt_BR
dc.subjectCommunity telecentresen
dc.subjectServiço de informaçãopt_BR
dc.titleNavegação na internet e competências informacionais : o exercício da cidadania em telecentros comunitários de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000627584pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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