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dc.contributor.advisorRios, Roberto Domingopt_BR
dc.contributor.authorWidomski, Vitorpt_BR
dc.date.accessioned2015-10-14T02:37:16Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127666pt_BR
dc.description.abstractViadutos e pontes tem como principal função ligar estradas que necessitam vencer algum tipo de obstáculo. Para que isso ocorra, é necessário elaborar um projeto específico para cada tipo de situação existente. Para o presente trabalho, escolheu-se dimensionar a superestrutura de um viaduto curvo horizontal da rodovia BR 290, esta ponte possui em sua superestrutura uma seção transversal de múltiplas células com largura de vão superior de 6,9 m e 78 m de comprimento longitudinal. Além disso, esta viga curva foi dimensionada para suportar cargas permanentes e variáveis que após majoradas e combinadas deram origem a solicitações internas as quais serviram para dimensionar as armaduras resistentes do ELU e deformações do ELS. E para finalizar foi realizado o detalhamento das armaduras da ponte.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleViadutos rodoviários curvos : dimensionamento de superestrutura de concreto com seção caixãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000971035pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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