Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGarbin, Elisabete Mariapt_BR
dc.contributor.authorSevero, Rita Cristine Basso Soarespt_BR
dc.date.accessioned2015-10-23T02:37:35Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1517-1949pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127977pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo oriundo de pesquisas no campo dos Estudos Culturais e estudos sobre juventudes contemporâneas temos como objetivo visibilizar e problematizar práticas juvenis que tensionam e deslocam espaços e tempos escolares contemporâneos. A pesquisa configura-se em estudo de cunho etnográfico e a principal ferramenta para a construção dos dados é o diário de campo que abarca registros fotográficos, entrevistas e conversas. Os sujeitos observados circulam em espaços escolares de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. No estudo dialogamos com autores como Bauman, Hall, Sibilia, Maffesoli, Canevacci, Garbin, Xavier, dentre outros. O foco destacado é como a escola contemporânea se articula com esses tensionamentos, pois espaços escolares ganham novas linguagens e sensibilidades criando outros contornos para as relações interpessoais na escola. Logo, infere-se que na escola com toda a solidez construída na modernidade, no contexto contemporâneo, de modo controverso, busca-se, por meio de alguns fazeres pedagógicos, se reconfigurar.pt_BR
dc.description.abstractIn this article derived from researches in the field of cultural studies and studies on contemporary youth we aim to visualize and discuss youth practices that tension and move contemporary school spaces and times. The research sets up in ethnographic study and the main tool for the construction of data is the field diary that includes photographic records, interviews and conversations. The observed subjects circulate in school spaces of two public schools in Porto Alegre / RS. This study dialogues with authors such as Bauman, Hall, Sibilia, Maffesoli, Canevacci, Garbin, Xavier, among others. It highlights the focus on how contemporary school articulates with these tensions because school spaces gain new languages and sensibilities creating other outlines for interpersonal relationships in school. Thus, it is inferred that the school with all the solidity built in modernity, in the contemporary context, controversially search through some pedagogical doings reconfigure itself.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEccos : revista ciêntifica. São Paulo, SP. Vol. 31 (maio/ago. 2013), p. 67-82pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultural studiesen
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectSchool spaces and timesen
dc.subjectYouthsen
dc.subjectJuventudept_BR
dc.titleJuventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidadept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000973219pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples