Navegação Design por Autor "Teixeira, Fabio Goncalves"
Resultados 21-40 de 52
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Design para a sustentabilidade : ferramenta de apoio à hierarquização de requisitos sustentáveis em projetos de produtos
Silva, Carlos Viana da (2022) [Tese]Essa pesquisa tem o objetivo a proposição e o desenvolvimento de uma ferramenta para apoio à hierarquização de requisitos sustentáveis em projetos de produtos, na medida que contribua positivamente com as decisões que os ... -
Design virtual na reconstrução auricular com material autógeno
Pinheiro, Rogélio Carpes (2015) [Dissertação]As cirurgias de reconstrução parcial ou total de orelha são um desafio na medicina, exigindo técnicas complexas e qualificadas, sendo as mais utilizadas àquelas que fazem uso de material autógeno (cartilagem da costela do ... -
Diretrizes para projetos de parques infantis escolares acessíveis
Müller, Marcelle Suzete (2013) [Dissertação]O objetivo deste trabalho é criar diretrizes que auxiliem no desenvolvimento de projetos para parques infantis acessíveis às crianças com deficiência. As leis, decretos e normas nacionais, tais como: a lei nº 7.853/1989; ... -
E-books infantis : projeto visual, interatividade e recursos gráfico-digitais
Fensterseifer, Thais Arnold (2016) [Dissertação]Este trabalho propõe-se a estudar de que modo o projeto de e-books voltados a crianças em fase de alfabetização pode ser aprimorado, de modo a tirar melhor proveito dos recursos tecnológicos e, assim, melhorar a experiência ... -
Especificações projetuais para o desenvolvimento de equipamentos para playground inclusivo e acessível
Müller, Marcelle Suzete (2019) [Tese]Diferentes movimentos sociais desde a década de 1940, buscam promover o direito das pessoas com deficiência. Entre esses direitos estão: o acesso igualitário em espaços e equipamentos com segurança e autonomia; ambientes ... -
Ferramenta computacional interativa para a elaboração de mapas conceituais integrada no HyperCAL online para a produção de objetos de aprendizagem
Corrêa, Pablo Ermida (2012) [Dissertação]O presente trabalho teve por objetivo desenvolver uma ferramenta computacional interativa para a elaboração de mapas conceituais e objetos de aprendizagem, como um módulo integrado ao ambiente virtual HyperCAL online. A ... -
Framework de apoio ao processo de projeto de e-books infantis
Fensterseifer, Thais Arnold (2023) [Tese]O presente estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um framework conceitual para a sistematização do processo de projeto de e-books infantis voltados a crianças em fase de alfabetização. A estruturação desse processo ... -
Framework para representação do conhecimento de projeto de produto aplicando o paradigma da orientação a objetos
Barros, Alexandre Monteiro de (2017) [Tese]O projeto de produtos e sistemas técnicos complexos requer a compreensão em nível de sistemas e subsistemas para formular soluções eficientes e integradas ao seu contexto. Para auxiliar esta compreensão, o conhecimento de ... -
Geração de diretrizes de projeto com o uso do Design For X para o desenvolvimento de prótese de membro inferior de baixo custo
Perius, Tiago Faria (2014) [Dissertação]A presente pesquisa teve por objetivo a geração de diretrizes de projeto para o desenvolvimento de Próteses de Membros Inferiores, que atendesse as necessidades funcionais dos usuários que resulte na simplificação do objeto. ... -
HyperCAL3D mobile : aplicativo para o auxílio no ensino de geometria descritiva
Cardozo, Gissele Azevedo (2022) [Tese]A tecnologia vem moldando o ensino há algum tempo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul o grupo VID, para aprimorar o ensino-aprendizagem de geometria descritiva, desenvolveu o software HyperCAL 3D que já teve a ... -
Inserção do usuário na etapa de problematização no design : um framework visando o design universal
Pötter, Rafaela Jongh (2023) [Dissertação]Esta dissertação objetiva a sistematização da etapa de problematização do design com foco na inserção do usuário e na promoção de projetos inseridos no contexto do Design Universal (DU). A problematização é a etapa do ... -
Interface interativa bidimensional em um software para o ensino de geometria descritiva
Santos, Sérgio Leandro dos (2016) [Tese]A Geometria Descritiva (GD) tem por objetivo o estudo e a compreensão de objetos no espaço tridimensional (3D) a partir de suas representações bidimensionais (2D) em um ou mais planos, e vice-versa. No ensino tradicional ... -
Learning design baseado em padrões pedagógicos para a elaboração de objetos de aprendizagem generativos : uma aplicação no ensino em design
Bruno, Fernando Batista (2011) [Dissertação]As disciplinas de projeto requerem uma grande variedade de conhecimentos para sua realização. Para atender às necessidades didático-pedagógicas do ensino de projeto de produto, o processo de ensino-aprendizagem deve contar ... -
Método e repositório BIOsign : sistematização biomimética para aplicação dos princípios de solução da natureza no processo de desenvolvimento de produtos
Detanico, Flora Bittencourt (2021) [Tese]No contexto do processo de desenvolvimento de produto, a etapa conceitual comporta o uso de diferentes métodos criativos, dentre os quais, a analogia com a natureza, ou biomimética. A biologia, por sua vez, oferece um ... -
Método para levantamento de parâmetros antropométricos utilizando um digitalizador 3D de baixo custo
Brendler, Clariana Fischer (2013) [Dissertação]Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um método para obtenção de parâmetros antropométricos através de um digitalizador tridimensional de baixo custo. A fundamentação teórica da presente pesquisa abrange ... -
Modelagem cinética do vestuário : um estudo de eficiência ergonômica e industrial
Kroeff, Samira Moraes Troncoso (2023) [Tese]Esta pesquisa tem como delimitação teórica a modelagem do vestuário e explora conceitos alternativos na construção do vestuário, alterando algumas diretrizes da modelagem cartesiana tradicional, em benefício de um resultado ... -
Modelo humano digital paramétrico para análise ergonômica virtual no projeto de produto
Brendler, Clariana Fischer (2017) [Tese]Os parâmetros antropométricos estáticos e dinâmicos são fundamentais para o desenvolvimento do projeto de produto, visto que a correta aplicação destes parâmetros proporciona conforto, segurança e eficácia para o usuário ... -
Portal corporativo em universidades : uma metodologia para o processo de projeto
Lima, Denise Aristimunha de (2011) [Dissertação]Os portais web em universidades devem ser funcionais, atendendo às demandas da comunidade acadêmica, sendo capazes de prover serviços e informações a diferentes públicos e incorporando novas funcionalidades. Isto é possível ... -
Processo para a seleção de materiais têxteis aplicada ao projeto de calçados com ênfase em atributos visuais e táteis de superfícies
Rosa, Daiana Ruschel (2017) [Dissertação]Aspectos relacionados à percepção cognitiva do homem têm sido cada vez mais considerados em projetos de produtos e nos processos de seleção de materiais. Em especial, a seleção de materiais têxteis configura uma tarefa de ... -
Proposta de artefato digital para orientar o planejamento do ensino e aprendizagem significativa em geometria descritiva a partir do design centrado no usuário
Grassi, Daiane (2022) [Tese]Este trabalho propõe um artefato digital que, a partir do design centrado no usuário, articulado com a teoria da aprendizagem significativa (centrada no aluno), possa orientar o planejamento do ensino e aprendizagem ...