Navegação Multidisciplinar por Autor "Zaro, Milton Antonio"
Resultados 1-16 de 16
-
A aplicação de modelos matemáticos em situações-problema empresariais, com uso do software LINDO
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp (2009) [Tese]Esta tese tem por objetivo mostrar a possibilidade de observação da existência da aprendizagem significativa a partir do uso de modelos matemáticos quando os alunos do curso de administração equacionam situações-problema ... -
Uma arquitetura pedagógica apoiada em tecnologias da informação e comunicação : processos de aprendizagem em química no ensino médio
Lindner, Edson Luiz (2009) [Tese]A necessidade urgente de mudanças no Ensino Médio do Brasil motivou o pesquisador desta tese a propor mudanças na forma tradicional de se trabalhar a Química com os estudantes. Com a evolução das tecnologias de informação ... -
A construção de conhecimentos de algoritmos : uma estratégia de ensino-aprendizagem utilizando a plataforma de prototipagem eletrônica arduino
Santos, Francisco Euder dos (2022) [Tese]Alguns dos maiores desafios no processo de ensino-aprendizagem nos cursos Técnicos de Informática estão relacionados com a disciplina Lógica de Programação. Esta disciplina geralmente é ministrada no início dos cursos e ... -
Desenvolvimento e aplicação de um método de avaliação do comportamento de risco em condutores
Balbinot, Amanda Bifano (2011) [Tese]O interesse principal desta pesquisa é a investigação, o desenvolvimento e a aplicação de um método que permita identificar e avaliar a ocorrência de comportamentos de risco em condutores com habilitação categoria B, na ... -
Desenvolvimento e avaliação do laboratório imersivo de aprendizagem em saúde e enfermagem : LIASE : monitoramento da aprendizagem pelo eletroencefalograma e inventário de motivação intrínseca
Cardoso, Karen (2023) [Tese]Um dos maiores desafios para professores é auxiliar na aprendizagem dos alunos, e com este intuito desenvolvem, aplicam e avaliam novas metodologias e ferramentas educacionais. O uso de tecnologias na educação mediando o ... -
Empreendedorismo por oportunidade : objeto de aprendizagem com proposta metodológica, desenvolvida à luz da neurociência, para melhorar a performance na capacidade de identificar oportunidades de negócios
Nunes, Walter Cezar (2016) [Tese]Esta pesquisa, propondo uma metodologia auxiliar para a disciplina de empreendedorismo originou-se de uma análise mais aprofundada ocorrida dentro da universidade, onde se questiona a falta de efetividade dos conteúdos ... -
Estratégias de produção audiovisual e seus reflexos sobre a participação do professor universitário na produção de vídeos educacionais
Cabral Junior, Paulo Augusto de Freitas (2016) [Tese]Esta tese atende a proposta estabelecida pela Linha de Pesquisa “Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico” do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE) do Centro Interdisciplinar ... -
Habilidade cognitiva espacial : medida com eletroencefalografia
Spindola, Marilda Machado (2010) [Tese]A tese apresenta uma contribuição à área da pesquisa educacional, para auxiliar na identificação de perfis cognitivos, utilizando o referencial teórico das Ciências Cognitivas e a instrumentação das Neurociências. O projeto ... -
Intensidade da atenção do estudante : registro de EEG no contexto de audiovisual e mídias interativas
Bos, Andréia Solange (2021) [Tese]Avanços tecnológicos recentes com técnicas de EEG (eletroencefalogramas), permitem que a atividade elétrica do cérebro seja registrada usando dispositivos acessíveis para usuários finais. Existe um número ainda pequeno de ... -
Laboratório de exergames na educação física : conexões por meio de videogames ativos
Finco, Mateus David (2015) [Tese]A presente tese de doutorado traz como tema central o uso de exergames como uma nova proposta de integração e recurso para aulas de Educação Física. O intuito desta pesquisa é fornecer subsídios para que professores possam ... -
Mecatas : um modelo para o ensino-aprendizagem de engenharia de controle e automação baseado na teoria da aprendizagem significativa
Carvalho, Adelson Siqueira de (2011) [Tese]Esta tese apresenta uma proposta, estruturada na forma de modelo pedagógico – MECATAS – Modelo para o processo de Ensino-aprendizagem de engenharia de Controle e Automação baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa. ... -
Nova tecnologia aplicada ao ensino de bioquímica : construção e validação de um software educacional do tipo jogo
Azevedo, Ana Maria Ponzio de (2005) [Tese]Este trabalho descreve o planejamento, desenvolvimento e validação de um modelo de software educacional. O aplicativo é um ambiente multimídia de ensino e aprendizagem do Metabolismo dos Glicídios e o Ciclo de Krebs, ... -
Planejamento e gestão de um centro de educação a distância (CEAD) voltado para educação profissional e tecnológica : um estudo de caso
Ribeiro, Luis Otoni Meireles (2008) [Tese]Este trabalho estuda os requisitos técnicos e operacionais para que um gestor de um Centro de Educação a Distância (CEAD), em seus estágios iniciais de implantação e estruturação, possa planejar e organizar suas atividades ... -
Práticas pedagógicas com o uso de mídias sociais na formação de docentes em contexto interdisciplinar
Leite, Cláudio Cesar de Musacchio (2016) [Tese]A presente tese investigou no ensino fundamental e médio, se as práticas pedagógicas podem ser melhoradas, introduzindo tecnologias de redes sociais e a produção de conteúdos escolares pelos estudantes, através de mídias ... -
Processo cognitivo e objetos interativos de aprendizagem : a construção do equilíbrio físico
Ferretti, Cláudio (2007) [Tese]Os objetos de aprendizagem digitais, quando empregados para reconhecer e analisar processos cognitivos, podem contribuir para o desenvolvimento de uma didática voltada ao aprendizado. Esta pesquisa investiga em que medida ... -
Processos cognitivos na diferenciação e aplicabilidade dos conceitos de equação e função na físico-química
Ferreira, Andre Luis Andrejew (2010) [Tese]O presente trabalho tem como objetivo investigar a compreensão dos conceitos de equação e função que serão aplicados na disciplina de Física-Química I do Curso de Química da UFPel. Para isso foram usados como fundamentação ...