Navegação Multidisciplinar por Autor "Axt, Margarete"
Resultados 21-33 de 33
-
A interlocução na graduação a distância : processo, ferramenta e resultado em transição paradigmática
Oliveira, Sheila da Costa (2007) [Tese]A educação a distância vem se expandindo no mundo e no Brasil de maneira rápida, alcançando cada vez mais todos os níveis de educação. No Brasil, em especial, observamos uma oferta cada vez maior de cursos de graduação ... -
Para uma noologia do construtivismo pedagógico: sedentarismos e nomadismos no pensamento docente
Souza, Magali Dias de (2007) [Dissertação]O estudo realizado nesta Dissertação analisa a imagem do pensamento, forjada e organizada pelo construtivismo pedagógico, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS, no período de 1989 a 1992, no pensamento dos ... -
Práticas de escrita e tecnologias digitais na educação de jovens e adultos: novelas e-paralelas
Alves, Evandro (2006) [Tese]O presente trabalho objetiva registrar práticas de escrita num agenciamento específico no encontro entre coletivos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tecnologias digitais, numa instância educacional, voltada para o ... -
Preconceito em rede : educação para as relações étnico raciais a partir do discurso dos usuários da internet
Ferreira, Heridan de Jesus Guterres Pavão (2016) [Tese]O cenário desta pesquisa envolveu a educação para as relações étnico raciais a partir da análise do discurso dos usuários de uma rede social, tomando como referencial as postagens de usuários do Facebook e a discussão do ... -
Quando o computador se torna atelier de criação artística. Liana Timm : vida de artista e artista da vida
Thomazoni, Andresa Ribeiro (2014) [Tese]A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Informática na Educação, inserindo-se na linha de pesquisa “Interfaces digitais em educação, arte, linguagem e cognição”. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar ... -
Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil
Cattani, Airton (2001) [Tese]O desenvolvimento tecnológico do setor construção civil no Brasil não tem sido acompanhado de ações sistemáticas de formação/qualificação profissional de seus trabalhadores em níveis compatíveis com os novos padrões ... -
Relações dialógicas no ambiente de suporte à aprendizagem on-line : um estudo das estratégias no contexto de falantes da língua portuguesa de Portugal
Mehlecke, Querte Teresinha Conzi (2006) [Tese]A presente tese surge das inquietações e reflexões sobre as estratégias de comunicação on-line utilizadas pelos professores em ambientes de suporte à aprendizagem on-line, mais especificamente no uso do ForChat. A pesquisa ... -
Representação gráfica do tempo : efeito de gráficos na compreensão e retenção dos significados do Present Perfect e do seu contraste com o Simple Past
Foohs, Marcelo Magalhães (2005) [Tese]Este trabalho tem como propósito examinar o efeito da representação gráfica do tempo como meio para facilitar a construção de um esquema mental capaz de acomodar os usos do Present Perfect e de seu contraste com o Simple ... -
Reverberações de uma metodologia dialógica em experimentações com tecnologias digitais de uma escola de educação do campo
Selli, Maribel Susane (2017) [Tese]Esta tese tem o propósito de compartilhar algumas experimentações com tecnologias digitais, orientadas por uma metodologia dialógica, referenciada no dialogismo bakhtiniano, a partir do Projeto Civitas, vinculado ao ... -
Sistema Diálogos : por uma experiência museológica dialógica em realidade aumentada
Silveira, Andre Luis Marques da (2011) [Tese]Esta tese envolve o desenvolvimento de um sistema informatizado para ser utilizado em atividades dialógicas na arte (em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes de 1998, a Política Nacional dos Museus ... -
Um software de apoio educacional hipermídia para recomendação de tópicos de estudo relevantes : estudo de caso
Oliveira, Elaine Harada Teixeira de (2011) [Tese]A presente tese tem como principal objetivo investigar a aplicação do princípio da relevância, proveniente da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986; 1995), em um sistema hipermidia adaptativo de apoio educacional. ... -
Telecolaboração, arte e educação : diálogos interculturais e a negociação da autoria em vídeos coletivos sob uma perspectiva bakhtiniana
Sosnowski, Katyúscia (2015) [Tese]Sob um princípio dialógico e à luz de uma perspectiva teórico/metodológica ético-estética bakhtiniana, apresentamos nesta tese um estudo realizado com dois grupos de estudantes de licenciatura em Artes Visuais. Os estudantes, ... -
Teoria da relevância, psicologia da atenção e hipermídia adaptativa
Hodara, Ricardo Holmer (2006) [Tese]Essa tese visa estabelecer correlações empíricas entre os pressupostos da Teoria da Relevância, como formulada através da Lingüística, por Sperber & Wilson, e a psicologia cognitiva da atenção corrente, através de um ...