Navegação Multidisciplinar por Autor "Pizzato, Michelle Camara"
Resultados 1-10 de 10
-
Análise das atividades práticas presentes nos livros didáticos de biologia avaliados pelo PNLEM de 2007 a 2012
Santos, Sandra Aparecida dos (2015) [Dissertação]A presente pesquisa faz uma análise das atividades práticas existentes nos livros didáticos de Biologia, avaliados pelo PNLEM (Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio) de 2007 a 2012. Buscou-se identificar ... -
Aprendizagem significativa no ensino técnico aplicando o personal learning environment (PLE)
Dutra, Paulo Ricardo Santos (2022) [Tese]Este estudo pretende investigar a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) em discentes através do uso do Symbaloo, software gratuito que permite aplicar o Personal Learning Environment (PLE). A pesquisa foi realizada ... -
Os créditos de carbono e suas relações com o consumo/consumismo : um tema sociocientífico para o ensino de ciências
Calegaro, Carolina Borba da Silva (2018) [Dissertação]Esta pesquisa teve por objetivo investigar como a problemática dos créditos de carbono, quando utilizada como um tema sociocientífico, pode auxiliar na formação de um sujeito crítico e capaz de lidar com questões associadas ... -
Desenvolvimento de atitude investigativa em um ambiente interativo de aprendizagem para o ensino informal de Ciências
Sebastiany, Ana Paula (2013) [Dissertação]A presente investigação trata de um estudo de caso no âmbito do Ensino de Ciências, da atitude investigativa associada às ações de alunos do Ensino Médio quando envolvidos em um Ambiente Interativo de Aprendizagem (AIA) ... -
A formação continuada de professores de ciências durante a pandemia da COVID-19 : investigações através de uma oficina de ensino de Paleontologia
Brasil, Gabriela Dipicoli (2022) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo analisar como um processo de formação continuada de professores, oferecida de forma remota com a temática Paleontologia, pode contribuir para as práticas educativas e reflexivas dos ... -
Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens
Santos, Sandra Aparecida dos (2020) [Tese]A pesquisa aqui relatada buscou compreender a contribuição que a participação de estudantes da Educação Básica em um grupo de Iniciação Científica (IC) exerce na ressignificação de conhecimentos e desenvolvimento de atitudes ... -
História e filosofia da Ciência e as redes de conhecimento : explorando convergências epistemológicas na didática das Ciências
Machado, Susete Francieli Ribeiro (2023) [Tese]Esta tese de Doutorado teve como principal objetivo investigar e aprofundar a relação envolvendo a convergência epistemológica entre Gaston Bachelard e Imre Lakatos no que tange à História da Ciência e o conceito Redes de ... -
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul na formação para o ensino de ciências : sentido e autopoiese de um sistema
Albuquerque, Renato Avellar de (2021) [Tese]Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), criados a partir da Lei Federal nº 11.892/2008, constituem-se como instituições de ensino com destacados resultados na última década, os quais representam uma ... -
O projeto integrador como prática pedagógica nos institutos federais e sua contribuição na formação humana integral dos estudantes
Flôres, Migacir Trindade Duarte (2024) [Tese]A Lei 11.892 de 2008, tem entre seus objetivos ofertar educação profissional e tecnológica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados. Atender a integração curricular, aliada aos princípios do EMI, tem ... -
Realidade aumentada no ensino da química submicroscópica : alguns aspectos a serem considerados para o planejamento de atividades na educação básica
Nascimento, Géssica do (2021) [Dissertação]Esta dissertação teve como objetivos conhecer os trabalhos desenvolvidos que se utilizam da Realidade Aumentada (RA) para o ensino da Química submicroscópica e as percepções de professores de Química do ensino médio de ...