Navegação Multidisciplinar por Assunto "Teacher education"
Resultados 1-12 de 12
-
Alfabetização científica com enfoque ciência, tecnologia e sociedade e o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : importância, concepções de professores e repercussões de ações formativas nas práticas docentes
(2020) [Tese]Esta tese apresentou como objetivo geral compreender a necessidade de promover a Alfabetização Científica (AC) com enfoque CTS no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir do contexto que cerca ... -
Apropriação discursiva de modelos de formação docente em trabalhos de conclusão de um mestrado profissional em ensino de física
(2015) [Dissertação]Tem-se percebido uma expressiva expansão de mestrados profissionais (MP) na área de Ensino desde a homologação pela Capes, em 2001, de um documento que afirma a necessidade de desenvolvimento da pós-graduação profissional ... -
Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul
(2012) [Tese]A presente Tese tem por finalidade identificar quais são os principais atributos afetivos necessários à docência em graduações que atuem em educação a distância no âmbito das universidades do Estado do Rio Grande do Sul. ... -
Ciências da natureza e o contexto do campo : formação de professores de anos iniciais em um curso normal magistério no litoral norte do Rio Grande do Sul
(2021) [Dissertação]O processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na educação básica brasileira, seguindo uma trajetória histórica, vem apresentando uma problemática a ser analisada: práticas e concepções pedagógicas normalmente desconectadas ... -
Conhecimento específico e pedagógico : uma integração possível na disciplina de metodologia de ensino de física
(2009) [Dissertação]Este trabalho teve como foco melhorar a formação do professor de Física, a partir da integração entre conhecimento específico e pedagógico. Tomou-se, como fundamento, além das idéias de Vygotsky, através da interação entre ... -
Contribuições da prática profissional integrada na formação inicial de professores
(2014) [Tese]Esta tese aborda a formação de professores, a partir do Estudo de Caso do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - câmpus Panambi. Iniciou pela inquietação da ... -
Docência colaborativa na formação inicial : experiências do PIBID/Química
(2018) [Tese]Esta tese apresenta o resultado de uma pesquisa, realizada em um Subprojeto do PIBID/Química, de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, baseada no acompanhamento e avaliação do grupo de pibidianos, ao ... -
Educação especial e inclusiva : saberes e prática dos docentes licenciados em matemática do município de Canoas
(2019) [Dissertação]Esta pesquisa teve como propósito verificar, junto aos professores de Matemática do Município de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre do estado do Rio Grande do Sul, suas visões sobre a teoria e a prática da educação ... -
Experimentações e composições na educação de um corpo-professor : dançar com um método de pesquisar-criar
(2021) [Tese]Partindo da discussão dos estudos sobre formação de professores(as), esta pesquisa se conduz por meio de uma multiplicidade temática transdisciplinar, pensando um corpo-professor e um método de pesquisar-criar. Todavia, ... -
A formação dos professores de matemática no Instituto Federal Catarinense
(2015) [Dissertação]O presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre a formação de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s). Desde 2008, com a mudança ... -
A inferência à melhor explicação como heurística para o ensino de história da ciência na formação de professores de física
(2021) [Tese]Esta tese busca desenvolver e implementar uma estrutura narrativa para abordar episódios da história da Ciência na formação de professores de Física. Suas bases teóricas são a Inferência à Melhor Explicação (IME) e a “visão ... -
Objeto digital de ensino e aprendizagem à luz da teoria da complexidade: outras práticas docentes na formação inicial de professores de línguas estrangeiras
(2021) [Tese]A discussão sobre a inserção da Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) nos contextos educativos não é recente, no entanto, as práticas continuam, muitas vezes, descontextualizadas e, como consequência, os recursos ...