Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Ana Flávia Souto dept_BR
dc.contributor.authorBugueño Miranda, Félix Valentinpt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Maity Simone Guerreiropt_BR
dc.date.accessioned2015-11-24T02:44:39Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0002-5216pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130188pt_BR
dc.description.abstractNo âmbito lexicográfico, diversas são as questões impostas pela consideração dos fenômenos da polissemia e da homonímia. Neste trabalho, abordamos dois problemas centrais: (i) a solução adotada para a estruturação dos verbetes (solução polissêmica ou solução homonímica) e (ii) os critérios empregados para a organização das acepções dentro dos verbetes. Para isso, apresentamos análises de itens lexicais presentes nos quatro principais learner’s dictionaries – CALD (2008), COBUILD (2006), LDCE (2009) e OALD (2005)1. Nelas constatamos que não há homogeneidade nas soluções empregadas, tanto entre as obras quanto dentro da mesma obra para o tratamento do mesmo fenômeno, e que o critério empregado pelos dicionários para a organização das acepções, a frequência, é problemático, tanto por questões anteriores a sua aplicação quanto por problemas exclusivos a esse critério. Dessa forma, buscamos na concepção de polissemia da Semântica Cognitiva um modelo de descrição que auxiliasse na disposição das acepções nos verbetes de learner’s dictionaries. Ao final, apresentamos nossa sugestão de verbete para o item lexical band. Concluímos com uma avaliação das questões que nosso modelo consegue tratar de forma mais efetiva e trazemos ainda problemas para os quais continuamos sem solução.pt_BR
dc.description.abstractIn lexicographic research, many issues are raised when considering the polysemy and homonymy phenomena. In this paper, two of them are analyzed: (i) the use of a polysemous or homonymic solution for structuring entries; and (ii) the criteria adopted for the provision of meaning within entries. To do so, analyses of lexical items found in four main dictionaries – known as learner’s dictionary (CALD, 2008; COBUILD, 2006; LDCE, 2009; and OALD, 2005) are presented. We show that solutions applied by dictionaries vary – both among and within a single dictionary – when dealing with the same phenomenon. Additionally, the criterion employed for the provision of meaning – frequency – presents problems, due to issues prior to its application and related to it. Thus, we tried to apply the cognitive semantics’ conception of polysemy to design the first steps of a model that could drive the provision of meaning within entries in learner’s dictionaries. A suggested entry for the lexical item band is presented. Lastly, some issues our model could efficiently deal with are evaluated and those which remain without solution are discussed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAlfa : Revista de Linguistica. Marilia. Vol. 57, n. 1 (2013), p. 163-197pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLexicographyen
dc.subjectLexicografiapt_BR
dc.subjectPolysemyen
dc.subjectPolissemiapt_BR
dc.subjectCognitive semanticsen
dc.subjectSemântica cognitivapt_BR
dc.subjectLearner’s dictionariesen
dc.subjectProvision of meaningen
dc.subjectPolysemous solutionen
dc.subjectHomonymic solutionen
dc.titleO tratamento da polissemia e da homonímia nos learner's dictionaries : subsídios da semântica cognitiva para a disposição das acepçõespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000906684pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples