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dc.contributor.advisorCosta, Silvia Generali dapt_BR
dc.contributor.authorWorthington, Vanessapt_BR
dc.date.accessioned2015-12-05T02:43:49Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130701pt_BR
dc.description.abstractDiante da relevância que o trabalho assume na vida de um indivíduo, tornar-se uma vítima de assédio moral pode causar enormes prejuízos na vida profissional de um trabalhador, além de danificar as relações pessoais, sociais e a saúde mental e física da vítima. O assunto desta pesquisa é relativo ao assédio moral no âmbito da Administração Pública no município de Porto Alegre, e tem como objetivo caracterizar o assédio moral através da percepção dos servidores do órgão X. Buscou-se identificar a incidência de atitudes abusivas existentes no órgão analisado, definir um perfil comum de vítima e assediador, identificar as atitudes mais frequentes que buscam desestabilizar o servidor e a periodicidade que ocorrem. Para a análise dos dados, utilizou-se uma abordagem quantitativa, através de um questionário anônimo auto preenchido, no qual foi possibilitado, além de questões fechadas, questões abertas para a livre escrita dos respondentes, a fim de capturar aspectos subjetivos sobre o assunto e permitir maior liberdade nas respostas. Com base na análise dos dados e do referencial teórico, foi possível identificar como o assédio moral manifesta-se no órgão X, pertencente a Administração Pública. Os resultados obtidos mostraram a necessidade de maior disseminação sobre o tema no ambiente laboral, e foram sugeridas ações para diminuir e/ou evitar as situações de assédio.pt_BR
dc.description.abstractGiven the importance of people´s jobs in their lives, become a bullying victim can cause huge losses on the professional life of the worker and damage personal and social relationships, mental and physical health of the victim. The subject of this research is moral harassment in Public Administration of Porto Alegre, and it aims to characterize bullying through the perception of the servers of the X department. We sought to identify the incidence of abusive attitudes existing in the analyzed department, define a common profile of victim and stalker, identify the most common attitudes that seek to destabilize the server and the frequency that they occur. For data analysis, we used a quantitative approach, through an anonymous self completed questionnaire, which was possible, in addition to closed questions, answer open questions for free writing of respondents, allowing uncover aspects of the subjective of the theme and authorize more freedom in the responses. Based on the analysis of data and the theoretical framework, it was possible to identified how moral harassment manifests itself on the X department. The results showed the need for more dissemination of the subject in the work environment, and actions have been suggested to reduce and/or prevent the harassment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMoral harassmenten
dc.subjectAssédio moral no trabalhopt_BR
dc.subjectAbuse of Poweren
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectPublic administrationen
dc.subjectPublic serveren
dc.titleAssédio moral na administração pública municipal : um estudo a partir da percepção dos servidores do órgão xpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000979090pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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