Show simple item record

dc.contributor.advisorMello, Oberon da Silvapt_BR
dc.contributor.authorAlves, Dionathaspt_BR
dc.date.accessioned2015-12-05T02:43:51Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130703pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado investiga quais foram as alterações na Estrutura Urbana, na área urbana do município de Terra de Areia/RS, após a construção da passagem elevada da duplicação da BR-101. Apoiados nos conceitos de Estrutura Urbana, Escala e Espaço urbano, a pesquisa investiga a hipótese de que, empreendimentos rodoviários em escala regional não dão o devido tratamento aos espaços urbanos em escala local. Adotamos como método a pesquisa qualitativa, associando a pesquisa documental, entrevistas abertas e Sintaxe Espacial para alcançar os objetivos propostos. Ainda, com a finalidade de melhor compreensão do fenômeno, verificamos também os documentos normativos e o Plano Diretor Municipal. O resultado obtido afirma a hipótese da pesquisa, e ainda, sugere que há impactos ao espaço urbano que não estão sendo mencionados nas normas, abrindo a possibilidade para novas pesquisas.pt_BR
dc.description.abstractThis master thesis investigates what were the alterations in the Urban Structure in the city of Terra de Areia, in the brazilian southern state of Rio Grande do Sul, after the construction of an overpass in the process of duplication of the road BR-101. Based on the concepts of Urban Structure, Scale and Urban Space, this study investigates the hypothesis that highway projects on a regional scale do not give proper treatment to urban spaces at the local level. In order to conduct this study, the qualitative method was adopted in associated with documentary research, open interviews and Space Syntax to achieve the objectives set. Moreover, in order to understand better this phenomenon, the normative documents and the City Master Plan were verified. The result obtained confirms the hypothesis of the research and also suggests that there are impacts on urban space that are not being mentioned in the rules, opening up the possibility for further research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstrutura urbanapt_BR
dc.subjectUrban structureen
dc.subjectScaleen
dc.subjectEscalapt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectUrban spaceen
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectRegional highwaysen
dc.subjectBR-101en
dc.subjectCidades : Terra de Areia (RS)pt_BR
dc.titleTravessia rodoviária urbana e repercussões na estrutura urbana : o caso de Terra de Areia - RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000978890pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record