Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Andre Moreirapt_BR
dc.contributor.authorMury, Luiz Gilberto Monclaropt_BR
dc.date.accessioned2015-12-05T02:44:08Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130716pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem por objetivo analisar comparativamente a competitividade internacional dos setores moveleiro brasileiro e alemão entre 2001 e 2011 a partir das estratégias de internacionalização de suas empresas e do papel diplomático dos respectivos Estados no apoio a este processo. A opção pela Alemanha se deve à relativa semelhança entre a indústria de móveis de ambos os países no que tange as respectivas participações relativas no consumo e produção mundiais. Já em relação ao comércio internacional o país germânico apresenta dados em muito superiores aos do Brasil, além de ter registrado crescimento nas exportações no mesmo período em que as vendas brasileiras ao exterior apresentaram forte declínio. Diante desta constatação, questiona-se acerca dos fatores que permitiram à Alemanha ter um desempenho tão positivo, se comparado ao brasileiro, nos dez anos da pesquisa. Para investigar as estratégias empresariais e as ações diplomáticas adotadas pelo Brasil e Alemanha, foi conduzida pesquisa exploratória junto ao setor moveleiro de cada país e, à luz de conceitos teóricos revisitados e melhores práticas identificadas, foram propostas ações públicas e estratégias no âmbito privado visando ampliar as exportações brasileiras do setor.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to comparatively analyze the international competitiveness of Brazilian and German furniture industries between 2001 and 2011 from the internationalization strategies of their companies and the diplomatic role of the respective States in supporting this process. The choice for Germany is due to the relative similarity between the furniture industry of both countries regarding their relative shares in world consumption and production. In relation to international trade, however, Germany presents data much higher than those of Brazil, and has registered growth in exports in the same period in which Brazilian sales abroad showed a strong decline. Considering that, one wonders about the factors that allowed Germany to have such a positive performance, compared to Brazil, in the ten years of research. To investigate business strategies and diplomatic actions taken by Brazil and Germany, an exploratory research with the furniture sector in each country was conducted and, in light of theoretical concepts revisited and best practices identified, public actions and business were proposed to expand Brazilian exports of the sector.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternational strategyen
dc.subjectCompetitividade industrialpt_BR
dc.subjectIndústria moveleirapt_BR
dc.subjectFurnitureen
dc.subjectOrganização industrialpt_BR
dc.subjectCompetitivenessen
dc.subjectDiplomacyen
dc.subjectDiplomaciapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectAlemanhapt_BR
dc.titleAnálise das estratégias empresariais e das ações diplomáticas para inserção externa no período 2001 a 2011 : um estudo comparativo das indústrias moveleiras do Brasil e Alemanhapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of business strategies and foreign diplomatic actions towards internationalization between 2001 and 2011 : a comparative study of the furniture industry in Brazil and Germanyen
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000929836pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples