Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrites, Blanca Luzpt_BR
dc.contributor.authorCurtis, Maria do Carmopt_BR
dc.date.accessioned2015-12-19T02:39:06Zpt_BR
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131223pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação versa sobre a leitura de obra de arte na escola pública de 1º grau, inserida numa dupla abordagem: como ação cultural e enquanto produção de sentidos pelo receptor. Por ação cultural entendemos a dimensão social que a leitura de obra de arte pode conter e por produção de sentidos, a capacidade de pensar e sentir como dimensões fundamentais do olhar. O trabalho divide-se em cinco capítulos. O primeiro expõe os pressupostos teóricos, conceituações originárias da sociologia da arte, da educação, dos estudos críticos sobre os meios de comunicação e a estética da recepção. O segundo capítulo apresenta o Estudo Exploratório, etapa em que desenvolvemos a base empírica da pesquisa. A relação público-obra é o tema do terceiro capítulo, em que são analisados alguns dos fatores sócio-culturais que contribuem para o crescente distanciamento entre estes dois pólos. Considerando principalmente que o consumo de bens simbólicos por estes alunos caracteriza-se ora pelo consumo fácil, ora pelo consumo admirativo, é necessário portanto envolvê-los num trabalho concomitante de sensibilização e conhecimento em arte, para aproximá-los da arte erudita. A escola pública como campo de ação cultural, quarto capítulo, corresponde à dimensão socializadora presente nesta proposta de leitura de obra de arte. No quinto capítulo, discutimos os aspectos operacionais do trabalho, concebendo atividades e procedimentos que desenvolvam as capacidades sensíveis-cognoscíveis dos alunos, necessárias à compreensão do objeto artístico. Desse modo, em busca do belo adormecido é a expressão que traduz nossa tentativa para ampliar as possibilidades do olhar dos alunos no contexto escolar público através da leitura de obra de arte.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation runs upon the appreciation of art works at the primary public school through a double approach: as a cultural action andas a production o f meanings by the viewer. As cultural action we understand the social dimension that can be implied in art appreciation and as production ofmeanings, the capability of thinking and feeling as fundamental dimensions of seeing. The work is divided in five chapters. The first exposes the theorical framework, conceptualizations arising from art sociology, education, the aesthetics ofreception and from criticai studies about the means of comunication. The second chapter presents the Exploratory Study, fase in which we develop the empirical basis ofthe research. The third chapter considers some socio-cultural factors that contribute to the growing distance between public and artworks. Considering mainly that the consumption of symblolic goods by those students is caracterized either by an easy consumption, either by a admirating consumption, it is therefore necessary to envolve them in a concurrent work of sensibilization and learning in art, as a way of bringing them elo ser to erudite art. The public schoool as a field of cultural action, fourth chapter, corresponds to the socializing dimension present in this proposition of art appreciation. In the fifth chapter, we discuss the operational aspects of the work, conceiving activities and procedures that might develop the sudents' sensitive-cognitive abilities needed to the understanding of the art object. Thus, in search ofthe sleeping beauty is the expression that translates our attempt to enhance the students' possibilities of viewing art in the public school context through art work appreciation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectTesept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectObra de artept_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleLeitura de obra de arte na escola pública : em busca do belo adormecidopt_BR
dc.title.alternativeAppreciation of works of art at the public school : in search of the sleeping beautyen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.identifier.nrb000125817pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1997pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples