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dc.contributor.advisorGomes, Herbert Martinspt_BR
dc.contributor.authorMaggioni, Israel Caberlonpt_BR
dc.date.accessioned2015-12-24T02:39:26Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131323pt_BR
dc.description.abstractA atividade laboral de motoristas de ônibus fica sujeita a uma exposição constante de vibração de corpo inteiro (VCI) e de vibração mão braço (VMB), excitações que em determinado grau podem representar risco ou até mesmo prejuízo à saúde. Situação particularmente acentuada no caso de VCI, devido à situação precária das vias urbanas, principalmente nas regiões periféricas da cidade. Neste trabalho será efetuada a medição da vibração de corpo inteiro numa linha de ônibus urbana de Porto Alegre, com trajeto que passe em área central e também periférica da cidade. Pretende-se avaliar se a exposição do motorista está dentro dos limites de tolerância postos pela mais recente versão da NR-15, de outubro de 2014. As medições necessárias para tal análise serão procedidas conforme as orientações da ISO 2631-1, com o uso do analisador de vibrações Quest VI-400PRO e os dados por este equipamento processados serão confrontados com os limites atuais da NR-15. Espera-se obter um prognóstico a respeito do nível do risco associado à exposição à vibração de corpo inteiro (VCI) relativo a um motorista de ônibus de uma linha de trajeto mediano de ônibus em Porto Alegre, Brasil. Os resultados demonstraram que os limites estabelecidos pela NR-15 não são ultrapassados no caso analisado, porém, os valores de vibração apresentados foram muito altos em todos os tipos de pavimentação verificados, acima do nível de ação determinado pela norma NHO 09 de 2013.pt_BR
dc.description.abstractThe work day journey activity of bus drivers is subject to constant exposure to whole-body vibration (WBV) and hand-arm vibration (HAV), excitations which to some degree may represent risk or even hazard to health. This is particularly marked in the case of WBV due to the precarious situation of urban roads at Porto Alegre, especially in countryside areas of the city. In this paper the measurement of whole body vibration will be performed in an urban bus line of Porto Alegre, with path that passes in central and also peripheral area of the city. It is intended to evaluate if the driver's exposure is within the threshold limits posed by the latest version of the NR-15, from October 2014. The measurement procedures required for this analysis will follow the guidelines of ISO 2631-1, using the vibration analyzer Quest VI-400PRO and the data processed by this equipment will be faced with the current limits of the NR-15. It is expected to get a prognosis regarding the level of risk associated with exposure to whole-body vibration (WBV) on a bus driver of a bus regular route line in Porto Alegre, Brazil. The results showed vibration under the norm limits to the case. But, the values were too high to every kind of floor verified, above the action level, determined by the NHO 09.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectWhole body vibration (WBV)en
dc.subjectHuman vibrationen
dc.subjectBus driveren
dc.subjectISO 2631en
dc.subjectNR-15en
dc.titleMedição da vibração de corpo inteiro suportada por motoristas de ônibus no percurso de uma linha urbana em Porto Alegrept_BR
dc.title.alternativeWhole body vibration measurement subjected by bus drivers in urban line sat Porto Alegre en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000980985pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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