Estratégias educativas para melhorar a adesão à identificação do paciente
dc.contributor.author | Hemesath, Melissa Prade | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Helena Barreto dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Torelly, Ethel Maris Schroder | pt_BR |
dc.contributor.author | Barbosa, Amanda da Silveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Magalhães, Ana Maria Müller de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-01-21T02:43:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-6933 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/132098 | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: analisar o impacto de ações educativas nos resultados do indicador de adesão à verifi cação da pulseira de identifi cação de pacientes, antes da realização de cuidados de maior risco. Métodos: estudo descritivo e exploratório, conduzido em hospital universitário de grande porte, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014, com 6.201 pacientes entrevistados. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: a análise e o acompanhamento do indicador de adesão ao uso da pulseira de identifi cação do paciente demonstraram uma tendência de aumento do percentual, atingindo, ao longo do período estudado, de 42,9% a 57,8%, entre janeiro e abril de 2013, e de 81,38% a 94,37%, entre setembro e dezembro de 2014. Conclusões: as estratégias educativas, ancoradas na sensibilização da equipe, otimizaram a adesão dos profi ssionais à verifi cação da identifi cação do paciente, o que contribui para o fortalecimento da cultura de segurança na instituição. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objective: The aim of this study was to analyze the impact of educational actions on the results of an adherence indicator while checking patient identifi cation wristbands before high-risk care. Methods: This is a descriptive and exploratory study that was conducted in a large university hospital between January 2013 and December 2014, where 6,201 patients were interviewed. Data were analyzed by descriptive statistics. Results: The analysis and monitoring of the adherence indicator in patient identifi cation wristbands showed a tendency to increased percentage along the study period, from 42.9% to 57.8% between January and April 2013,and from 81.38% to 94.37% between September and December 2014. Conclusions: Teaching strategies based on staff awareness improved the professionals’ adherence to checking patient ID wristbands. In addition, this result can contribute to strengthening the safety culture within the institution. | en |
dc.description.abstract | Objetivo: analizar el impacto de las acciones educativas en los resultados del indicador de adhesión a la verifi cación de la pulsera de identifi cación de los pacientes hospitalizados, previo a la atención más arriesgada. Métodos: estudio descriptivo y exploratorio, realizado en gran hospital universitario, entre enero de 2013 y diciembre de 2014, con 6.201 pacientes entrevistados. Los datos se analizaron mediante estadística descriptiva. Resultados: el análisis y el acompañamiento del indicador de adhesión al uso de la pulsera de identifi cación del paciente ha demostrado una tendencia de aumento del porcentual, alcanzando a lo largo del periodo estudiado, de 42,9% a 57,8% entre enero y abril de 2013 para 81,38% a 94,37% entre septiembre y diciembre de 2014. Conclusiones: las estrategias educativas, ancladas en la conciencia de equipo, han optimizado la adherencia de los profesionales para verifi car la identifi cación del paciente, lo que ayuda a fortalecer la cultura de seguridad en la institución. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 36, n.4 (dez. 2015), p. 43-48 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Patient identifi cation systems | en |
dc.subject | Sistemas de identificação de pacientes | pt_BR |
dc.subject | Patient safety | en |
dc.subject | Segurança do paciente | pt_BR |
dc.subject | Indicators of health service | en |
dc.subject | Educação continuada : Saúde | pt_BR |
dc.subject | Continuing education | en |
dc.subject | Sistemas de identifi cación de pacientes | es |
dc.subject | Seguridad del paciente | es |
dc.subject | Indicadores de servicios | es |
dc.subject | Educación continuada | es |
dc.title | Estratégias educativas para melhorar a adesão à identificação do paciente | pt_BR |
dc.title.alternative | Educational strategies to improve adherence to patient identification | en |
dc.title.alternative | Estrategias educativas para mejorar la adhesión a la identificación del paciente | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000980482 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39212)Ciências da Saúde (10556)