Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHemesath, Melissa Pradept_BR
dc.contributor.authorSantos, Helena Barreto dospt_BR
dc.contributor.authorTorelly, Ethel Maris Schroderpt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Amanda da Silveirapt_BR
dc.contributor.authorMagalhães, Ana Maria Müller dept_BR
dc.date.accessioned2016-01-21T02:43:06Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132098pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: analisar o impacto de ações educativas nos resultados do indicador de adesão à verifi cação da pulseira de identifi cação de pacientes, antes da realização de cuidados de maior risco. Métodos: estudo descritivo e exploratório, conduzido em hospital universitário de grande porte, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014, com 6.201 pacientes entrevistados. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: a análise e o acompanhamento do indicador de adesão ao uso da pulseira de identifi cação do paciente demonstraram uma tendência de aumento do percentual, atingindo, ao longo do período estudado, de 42,9% a 57,8%, entre janeiro e abril de 2013, e de 81,38% a 94,37%, entre setembro e dezembro de 2014. Conclusões: as estratégias educativas, ancoradas na sensibilização da equipe, otimizaram a adesão dos profi ssionais à verifi cação da identifi cação do paciente, o que contribui para o fortalecimento da cultura de segurança na instituição.pt_BR
dc.description.abstractObjective: The aim of this study was to analyze the impact of educational actions on the results of an adherence indicator while checking patient identifi cation wristbands before high-risk care. Methods: This is a descriptive and exploratory study that was conducted in a large university hospital between January 2013 and December 2014, where 6,201 patients were interviewed. Data were analyzed by descriptive statistics. Results: The analysis and monitoring of the adherence indicator in patient identifi cation wristbands showed a tendency to increased percentage along the study period, from 42.9% to 57.8% between January and April 2013,and from 81.38% to 94.37% between September and December 2014. Conclusions: Teaching strategies based on staff awareness improved the professionals’ adherence to checking patient ID wristbands. In addition, this result can contribute to strengthening the safety culture within the institution.en
dc.description.abstractObjetivo: analizar el impacto de las acciones educativas en los resultados del indicador de adhesión a la verifi cación de la pulsera de identifi cación de los pacientes hospitalizados, previo a la atención más arriesgada. Métodos: estudio descriptivo y exploratorio, realizado en gran hospital universitario, entre enero de 2013 y diciembre de 2014, con 6.201 pacientes entrevistados. Los datos se analizaron mediante estadística descriptiva. Resultados: el análisis y el acompañamiento del indicador de adhesión al uso de la pulsera de identifi cación del paciente ha demostrado una tendencia de aumento del porcentual, alcanzando a lo largo del periodo estudiado, de 42,9% a 57,8% entre enero y abril de 2013 para 81,38% a 94,37% entre septiembre y diciembre de 2014. Conclusiones: las estrategias educativas, ancladas en la conciencia de equipo, han optimizado la adherencia de los profesionales para verifi car la identifi cación del paciente, lo que ayuda a fortalecer la cultura de seguridad en la institución.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 36, n.4 (dez. 2015), p. 43-48pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPatient identifi cation systemsen
dc.subjectSistemas de identificação de pacientespt_BR
dc.subjectPatient safetyen
dc.subjectSegurança do pacientept_BR
dc.subjectIndicators of health serviceen
dc.subjectEducação continuada : Saúdept_BR
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectSistemas de identifi cación de pacienteses
dc.subjectSeguridad del pacientees
dc.subjectIndicadores de servicioses
dc.subjectEducación continuadaes
dc.titleEstratégias educativas para melhorar a adesão à identificação do pacientept_BR
dc.title.alternativeEducational strategies to improve adherence to patient identification en
dc.title.alternativeEstrategias educativas para mejorar la adhesión a la identificación del paciente es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000980482pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples