Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonseca, Pedro Cezar Dutrapt_BR
dc.contributor.authorZimmermann, Haidi Andiarapt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T02:06:05Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132983pt_BR
dc.description.abstractAs rápidas e abrangentes mudanças nos mercados mundiais e regionais de vinhos, com significativos impactos sobre algumas vinícolas, estimularam a realização deste estudo. O objetivo central é analisar as exportações de vinhos brasileiros pós-plano real, a atuação das empresas vinícolas no mercado internacional de vinhos bem como as estratégias e perspectivas do setor. A globalização e a formação de novos mercados como o Mercado Comum do Sul (Mercosul), União Européia e ALCA, afetaram, de forma direta ou indireta, as estratégias do setor. As ações estratégicas também foram moldadas e seus retornos influenciados pelo ambiente e cultura do país. Com relação ao conteúdo das estratégias, cabe ressaltar que as estratégias de produtos e produção tiveram comportamento semelhante em todas as vinícolas participantes da pesquisa; quanto às alianças estratégicas, constata-se que oito delas realizaram algum tipo de aliança. Também foi possível detectar que todas as estratégias estão inter-relacionadas, tendo em vista os objetivos do setor de vinhos. Pôde-se concluir que, o setor está em processo de implementação do Plano de Desenvolvimento Estratégico “Visão 2025”.pt_BR
dc.description.abstractThe fast and wide-ranging changes in wine local and world market as well as its significant impact on some wineries, have encouraged this study. The main objective is the analysis on exports of Brazilian wines after the so called ‘Plano Real’, the government’s economical-financial plan, the analysis of performances on international wine markets, strategies and perspectives for the sector. Globalization and formation of new markets as the Mercosul - Southern Common Market, EU - European Union and, FTTS, Free Trade Area of Americas have directly or indirectly affected strategies on the sector. Strategical actions have also been adapted and its incomes influenced by the environment and culture of the country. About the contents of strategies it is worth mentioning that strategies for products and production were similar in all wineries. As for strategical alliances, eight of the wineries have taken part on any. It was also possible to detect that all the strategies are inter-related, given the objectives of the wine sector. We could conclude that the sector is implementing the Strategical Development Plan ‘Visão 2025’ which is being elaborated by the winery sector.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWineen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectExporten
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectSectoren
dc.subjectPerspectiveen
dc.subjectStrategyen
dc.titleAnálise das exportações de vinhos brasileiros pós-Plano Realpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982831pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008 pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples