Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.contributor.authorBenedetto Neto, Henriquept_BR
dc.date.accessioned2016-03-02T10:31:13Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133111pt_BR
dc.description.abstractProjetos estratégicos são selecionados por executivos com base em critérios pré-estabelecidos. Esses critérios, definidos com base no conhecimento tácito dos gestores, precisam ser desdobrados para o processo de desenvolvimento de produtos de forma a proporcionar que os mesmos se façam presentes como atributos dos projetos ou ações operacionais no processo. Nesse contexto, esta pesquisa buscou identificar os critérios relevantes para os executivos, que exprimam as suas expectativas quanto à convergência com a visão estratégica da organização, e proporcionar entendimento de como estes critérios podem ser desdobrados para atingir a equipe de desenvolvimento de produtos. A pesquisa trabalhou um desdobramento dos critérios para aumentar a possibilidade do projeto estratégico de design ser aceito pela gestão executiva de forma mais ágil e assertiva. O trabalho de pesquisa iniciou com a revisão da bibliografia, na qual foi elaborado um referencial teórico acerca da definição de critérios de seleção de projetos e do processo de desdobramento dos critérios ao longo do processo de desenvolvimento de produtos. Em seguida, entrevistas com executivos das empresas participantes forneceram um referencial prático de como o processo de seleção efetivamente acontece nas organizações. Nesta etapa foram elencados os critérios que os executivos consideram importantes na seleção de projetos estratégicos com foco no design. Finalizando, por meio de grupos de estudo, abrangendo as áreas de design e desenvolvimento de produtos, foram tratados os meios pelos quais os critérios migram da expectativa dos gestores para os produtos e processo de desenvolvimento. Como resultado, o trabalho apresentou um conjunto de diretrizes para que as empresas possam desdobrar seus critérios de seleção de projetos estratégicos de design em atributos de projeto e ações operacionais ao longo do processo de desenvolvimento de produtos.pt_BR
dc.description.abstractStrategic projects are selected by executives based on pre-established criteria. These criteria, based on the tacit knowledge of managers, need to be deployed throughout the product development process in order to ensure they will be present as project attributes or operational actions. In this context, this study sought to identify the relevant criteria for executives who express their expectations about the convergence with the strategic vision of the organization, and provide understanding of how these deployed to achieve the product development team. The research worked the criteria deployment to thereby increase the possibility of the strategic design project receive acceptance by the executive management in a more agile and assertive way. The research began with the literature review, which was seeking a theoretical reference about the definition of project selection criteria and the deployment process of the criteria throughout the product development process. Following, interviews with executives of participating companies gave a practical reference on how the selection process actually happens in organizations. At this stage it was assembled a list of criteria that executives consider important in selecting strategic projects focusing on design. Finally, through study groups, covering the areas of design and product development, the means by which the criteria migrate from managers´ expectations to products and development process were treated. As a result, the survey presented a set of guidelines in order to companies to deploy its strategic design projects selection criteria in project attributes and operational actions throughout the product development process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectSelection criteriaen
dc.subjectStrategic projectsen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDesignen
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.titleFormulação de diretrizes para o desdobramento de critérios para seleção de projetos estratégicos de designpt_BR
dc.title.alternativeFormulation of guidelines for the deployment of criteria for strategic design project selection en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984421pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples