Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSousa, Rodrigo Silva Caxias dept_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-02T02:06:03Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134812pt_BR
dc.description.abstractEstudo sobre folksonomia, quanto análise de etiquetagem de imagens fotográficas da National Geographic Brasil no Instagram. Realiza uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, identificando a rede social Instagram, a National Geographic Brasil e reunindo as etiquetas de uma amostra de imagens. Relaciona por meio de uma pesquisa documental, as etiquetas utilizadas nas fotografias com a grade de análise de imagens fotográficas proposta por Manini (2002). Os dados foram coletados e analisados, identificando quais categorias de análise de imagens fotográficas foram mais utilizadas. Constatou-se a necessidade de criar três categorias referentes ao comportamento dos usuários, quanto à atribuição de etiquetas: autoria, afetiva e enigmática. Conclui-se que a folksonomia adotada no acervo de imagens fotográficas da National Geographic Brasil, disponível na rede social Instagram, não contemplou todas as categorias de análise de imagens proposta por Manini (2002). Sugere a criação de campos específicos de inserção de etiquetas, de acordo com uma metodologia de análise ou descrição fotográfica, em acervos fotográficos, disponíveis em redes sociais, como Instagram.pt_BR
dc.description.abstractStudy on folksonomy, the photographic images labeling analysis of National Geographic Brazil on Instagram. Performs a descriptive and exploratory research, identifying the social network Instagram, National Geographic Brazil and collecting the labels in the sample images. Lists through desk research, the labels used on pictures with the photographic image analysis grid proposed by Manini (2002). Data were collected and analyzed by identifying which categories of analysis of photographic images were frequently used. It was found the need to establish three categories for the behavior of users, as regards the use of labels: authorship, emotional and enigmatic. We conclude that the folksonomy adopted in the photography collection of National Geographic Brazil, available in Instagram social network, did not include all categories of analysis of images proposed by Manini (2002). Suggests would create specific fields label insertion, according to an analysis methodology or photographic description in photographic available collections on social networks like Instagram.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndexação (Biblioteconomia)pt_BR
dc.subjectFolksonomyen
dc.subjectImagem fotográficapt_BR
dc.subjectDocumentary image analysisen
dc.subjectInstagram (Site)pt_BR
dc.subjectNational Geographic Brazilen
dc.titleFolksonomia: análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagrampt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coKrebs, Luciana Monteiropt_BR
dc.identifier.nrb000987359pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples