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dc.contributor.advisorRibas, Renato Perezpt_BR
dc.contributor.authorSchwingel, Andrei Michelpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-14T02:06:47Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/138201pt_BR
dc.description.abstractO Classics Grandmaster é um jogo digital que exercita o raciocínio lógico do jogador através da aprendizagem de vários jogos lógicos de tabuleiro conhecidos. Esses jogos são organizados em uma sequência de dificuldade crescente, como se fossem as fases do jogo. Esse roteiro corresponde à didática utilizada no Programa de Extensão LoBoGames, um projeto que acontece na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além de aprender, o jogador também tem a possibilidade de jogar qualquer um desses jogos contra o computador ou um segundo jogador, como qualquer jogo lógico de tabuleiro em sua versão digital. O Classics Grandmaster, portanto, se diferencia dos demais jogos de tabuleiro presentes no mercado pela utilização desse método de aprendizagem. Este trabalho apresenta o estudo de tecnologias e os detalhes de implementação envolvidos na sua criação. Tanto o estudo quanto a implementação detalham apenas o que é mais relevante no contexto do curso de Ciência da Computação, a saber: decisões sobre plataforma e ambiente de desenvolvimento; a estrutura que define cada jogo de tabuleiro dentro do ambiente de desenvolvimento; o funcionamento geral dos jogos de tabuleiro implementados; como a composição dos jogos foi pensada para que seja fácil incluir novos jogos no futuro; e como foram implementados alguns requisitos da interface e experiência do usuário.pt_BR
dc.description.abstractClassics Grandmaster is a digital game that exercises the player’s logical reasoning by learning various known logical board games. These games are arranged in a sequence of increasing difficulty, like the stages of the game. This script corresponds to the didacticism used in Extension Program LoBoGames, a project that happens in the Federal University of Rio Grande do Sul. In addition to learning, the player can also play any of these games against the computer or a second player, as any logical board game in its digital version. Classics Grandmaster, therefore, differs from other board games on the market by the use of this learning method. This paper presents the study of technologies and implementation details involved in its creation. Both the study and the implementation detail only what is most relevant in the Computes Science course’s context, namely: decisions about platform and development environment; the structure that defines each board game within the development environment; the overall functioning of the implemented board games; how the games’ composition was designed to make it easy to include new games in the future; and how some interface and user experience requirements were implemented.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectLogical board gamesen
dc.subjectTeoria : Jogospt_BR
dc.subjectGame developmenten
dc.subjectDigital gamesen
dc.title"Classics grandmaster" : um jogo digital sobre jogos lógicos de tabuleiro inspirado no programa de extensão LoBoGamespt_BR
dc.title.alternative"Classics Grandmaster" : a digital game about logical board games inspired by the extension program LoBoGames en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000988724pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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