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dc.contributor.advisorCybis, Helena Beatriz Bettellapt_BR
dc.contributor.authorCassel, Daniela Lichtlerpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-15T02:07:49Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/138295pt_BR
dc.description.abstractA redução da velocidade limite em zonas urbanas tem se mostrado uma medida adotada cada vez mais por países na tentativa de reduzir o número de mortes por acidentes de trânsito. Atualmente parte do ranking das dez maiores causas de mortes no mundo, os acidentes viários representam um grande prejuízo para os governos e população, a níveis econômicos e sociais, o que nas últimas décadas passou a sensibilizar governantes sobre a importância do tratamento deste problema. Desde então, a aplicação dessa medida divide opiniões sobre a eficiência da mesma na segurança no tráfego urbano e seu impacto negativo sobre a operação do tráfego – a população geralmente vê na redução das velocidades limites uma ameaça de diminuição de capacidade ou aumento de tempos de viagem e congestionamentos, impressão que, apesar de compreensível, não é comprovada e não pode ser tomada como verdade. Este trabalho busca verificar os efeitos gerados pela redução da velocidade limite em zonas urbanas, tanto no mérito da segurança, quanto no mérito da operação viária. Para isto, inicialmente fez-se uma pesquisa de estudos já feitos na área, sobre ambos os tópicos. Buscou-se compreender aspectos gerais de segurança viária e a relação deste assunto com as velocidades veiculares, entender o processo de definição dos limites de velocidade e as tendências na adoção dos limites que atualmente vêm sendo feitas ao redor do mundo. Também buscou-se reunir conhecimentos básicos sobre o processo de simulação de tráfego para ter-se uma base que possibilitasse uma análise através de simulação computacional. A proposta desta análise foi, através da simulação de uma via arterial utilizando o software VISSIM, encontrar a relação entre a redução da velocidade limite com a operação da via, averiguando as variáveis de tempo de viagem, tempo de atraso, tempo parado e número de paradas para diferentes fluxos. Dado que em ambientes urbanos a sinalização semafórica influencia fortemente a operação do tráfego, a sua aplicação também foi considerada nos cenários para verificação do respectivo impacto. As pesquisas e análises mostraram que o impacto sobre a segurança é muito eficaz e o impacto sobre a operação do tráfego é bastante baixo, em alguns casos imperceptível. Um dos benefícios mais claros encontrados através da simulação foi a redução da variabilidade das variáveis analisadas. Verificou-se também que a magnitude do fluxo e a coordenação semafórica podem interferir significativamente nos resultados.pt_BR
dc.description.abstractThe reduction of the speed limit in urban areas has proven to be a measure adopted by several countries in an increasing way in an attempt to reduce the number of fatalities due to crashes. Currently part of the top ten causes of death worldwide, road accidents represent a great loss for governments and population, in economic and social levels, what in recent decades started to sensitize governments about the importance of treating this problem. Since then, the adoption of this measure divides opinions about its efficiency on urban traffic safety and about its negative impact on the operation of traffic – people usually see the reduction of speed limits as a threat of reduction of capacity or increase in travel times and congestion, an impression which, although understandable, is not proved and cannot be taken as a fact. This study aims to verify the effects generated by speed limit reduction in urban areas, both on the matter of safety, as on the matter of road operation. Thus, firstly a research was made on studies already covering these topics. It was sought to understand general aspects of road safety and the relationship of this subject with vehicular speeds, understand the process of setting speed limits and current trends in the adoption of limits around the world. It was also sought to gather basic knowledge about traffic simulation processes to base an analysis by computer simulation. The purpose of this analysis was, by simulating an arterial road using the software VISSIM, to find the relationship between the reduction of the speed limit with the road operation, investigating travel time, delay time, stopped time and number of stops for different flows. Once in urban areas traffic lights strongly influence the traffic operation, these elements were also considered in the scenarios to verify their impacts. The older studies and the analysis of this work showed that the impact on safety is very effective and the impact on traffic operation is quite low, in some cases imperceptible. One of the clearest benefit found through the simulation was the reduction in the variability of the analyzed variables. It was also found that flow magnitude and coordination of signaling can significantly impact the results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpeed limiten
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectRoad safetyen
dc.subjectTraffic simulationen
dc.titleOperação de tráfego urbano : análise do impacto da redução do limite de velocidade como medida de segurança viáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCaleffi, Felipept_BR
dc.identifier.nrb000989157pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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