Uma coisa não entendo, por que não aprendo a ler e escrever como aprendo as outras coisas ?
dc.contributor.advisor | Comerlato, Denise Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Vivian, Ibanes Luis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-21T02:07:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/139321 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo pesquisar o que é necessário para o sujeito apropriar-se do Sistema de Escrita Alfabética e como um projeto escolar, envolvendo a leitura de livros e textos, contribue para que os alunos de uma turma de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) se apropriem do Sistema de Escrita Alfabética. Estes questionamentos se deram a partir da trajetória de vida do autor, com pouca vivência em relação às práticas de leitura e escrita na infância e adolescência; da experiência deste no estágio docente do Curso de Pedagogia em uma turma de alfabetização de jovens e adultos; e a partir do questionamento de um aluno: “Uma coisa não entendo, por que não aprendo a ler e escrever como aprendo as outras coisas?”. A pesquisa de abordagem qualitativa de caráter bibliográfico concentrou-se nos referenciais teóricos que tratam dos processos de alfabetização, processos de leitura, do letramento e de metodologias da alfabetização, entre outras, que serviram de base para a compreensão do processo educativo desenvolvido. Foram utilizados alguns elementos do Diário de Classe, produzido durante o estágio docente no 2º semestre de 2014, e dos “Cadernos Capa Dura” (atividade de alfabetização realizada no período), como exemplos das teorias apresentadas. Este trabalho possibilitou entender que a aquisição do Sistema de Escrita Alfabética e seu uso é um processo complexo, no qual o sujeito tem que construir e reconstruir o conhecimento sobre esse sistema que a humanidade acumulou, ao longo de sua história. As análises realizadas indicam que o trabalho pedagógico com a leitura de livros e textos pode ser um caminho para que os alunos adquiram o domínio do Sistema de Escrita Alfabética. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.title | Uma coisa não entendo, por que não aprendo a ler e escrever como aprendo as outras coisas ? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000989834 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1361)