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dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.contributor.authorLeitzke, Karina de Lamarept_BR
dc.date.accessioned2016-04-26T02:07:52Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139569pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tratou da temática da Educação Infantil, mais especificamente, da adaptação escolar. Contudo, este assunto sob a óptica das crianças, será o foco principal. E, como questão que foi levantada nesta pesquisa, verificar a visão das próprias crianças a respeito deste processo denominado adaptação escolar. Ao tratarmos da adaptação escolar, é sabido que, este processo envolve não somente as crianças, mas também os pais e a própria instituição. No entanto, muitos dos referenciais encontrados são provenientes de relatos e vivências de professores, ou seja, dos adultos. Mas, o que pensam as crianças sobre este momento? Como objetivo geral deste estudo pretendo averiguar a percepção das crianças acerca da adaptação escolar. Assim como, aprofundar as referências da bibliografia sobre o assunto, constatando se estes achados condizem com os resultados das impressões dos alunos. Por último, demonstrar a visão das crianças envolvidas direta e indiretamente neste processo. A instituição escolhida foi uma escola particular de Educação Infantil e Anos Iniciais localizada na cidade de Porto Alegre. A turma escolhida foi a última etapa da Educação Infantil, com alunos entre 5 e 6 anos de idade. Não foi possível ouvir a todos, pois o tempo para coleta e análise dos dados é reduzido. Portanto, dois alunos serão entrevistados, individualmente, e dez alunos farão parte de rodas de conversa, onde os tópicos que foram discutidos abordaram a adaptação de cada um, além dos sentimentos e postura diante dos colegas novos, os quais estão vivenciando o momento. Tendo em vista alguns autores, o termo adaptação escolar foi substituído, ao longo do processo de estudo, pelo termo inserção, no presente estudo, considerando o papel e as relações estabelecidas entre a criança e a instituição escolar. Dentre os teóricos citados a fim de embasar tal investigação, em se tratando da adaptação e/ou inserção escolar, trouxe Rapoport, Piccinini (2001) e Reis (2013) para dissertar sob o ponto de vista teórico do tema. Já a respeito das pesquisas realizadas com crianças, Muller (2006), Demartini (2002) e Rocha (2008) enfatizaram a importância de escutá-las, reconhecendo-as como agentes sociais. Neste estudo, as crianças ouvidas puderam falar de suas experiências dentro da temática da inserção escolar, a partir de diversos aspectos. Pude considerar que para as mesmas o processo em pauta é comum, algo “normal”, mas que passa e se resolve em si mesmo. De maneira geral, elas dissertaram acerca do assunto, citando certos sentimentos como vergonha e timidez, abordaram a solidariedade como algo mais marcante e determinante. Cabe acrescentar o quanto foi fundamental realizar-se pesquisa com crianças, com o intuito de estabelecer ações institucionais no sentido de facilitar este processo e/ou amenizar impressões negativas a partir do olhar infantil, sob uma outra perspectiva que não a do adulto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAjustamento socialpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleAdaptação e inserção escolar : uma pesquisa com criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990550pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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