Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVidor, Gabrielpt_BR
dc.contributor.authorFogliatto, Flavio Sansonpt_BR
dc.contributor.authorTen Caten, Carla Schwengberpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-04T02:06:53Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1414-4077pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140080pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo propor um método para avaliar cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES). O método busca identificar, através de um questionário, critérios inibidores da qualidade e promotores da qualidade em cursos de pós-graduação. Critérios significativos nos dois blocos são identificados através de uma Análise Fatorial. Em um segundo passo, esses critérios são contemplados através de ações que atendem as demandas identificadas. O método proposto é ilustrado através de um estudo de caso. Ao final do estudo pode-se constatar a eficiência da Análise Fatorial como técnica auxiliar à tomada de decisão por parte da IES.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a method to evaluate graduate programs in Higher Education Institutions (HEIs). The method aims at identifying criteria that inhibit and promote the quality of graduate programs. Significant criteria in both cases are indentified through a Factor Analysis. In a second step such criteria are converted into actions addressing the demands identified. The method is illustrated through a case study. We eventually conclude for the efficiency of Factor Analysis as technique to support the decision making processes in HEIs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAvaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba, SP. Vol. 18, n. 1 (mar. 2013), p. 181-199pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHigher education managementen
dc.subjectEvaluation instrumentsen
dc.subjectGestão da educaçãopt_BR
dc.subjectFactor analysisen
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectQualidade do ensinopt_BR
dc.subjectAnálise fatorialpt_BR
dc.titleConstrução de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000921432pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples